segunda-feira, 24 de março de 2014

Barco “Turistinha” transporta peças para o navio-tanque “Gas Premiership”.

O barco de apoio portuário “Turistinha” transportou peças e equipamentos para o navio-tanque “Gas Premiership” de bandeira das Ilhas Marshall. Este material chegou a Porto Alegre vindo do exterior. Sendo inicialmente armazenado na área alfandegada de porto da capital do estado.



Quando o navio-tanque “Gas Premiership” partiu do Terminal de Gás do Sul – TERGASUL, localizado no município de Canoas, logo após as 09 horas da manhã. O barco “Turistinha” já o esperava a sua espera e carregado, na área de fundeio Bravo, que fica em frente ao Cais Mauá, do porto de Porto Alegre. Navegando a baixa velocidade o “Gas Premiership” se posicionou e largou ferro, vindo desta forma a fundear na referida área. Logo em seguida, o barco “Turistinha” se posicionou junto ao mesmo. Para receber a rede na qual as diversas caixas seriam colocadas antes de serem içadas pelo guindaste de bordo do navio.  Numa operação que se iniciou às 10:10 e 20 minutos após já se encontrava concluída. Com o barco de apoio “Turistinha” retornando ao porto onde deveria entregar o recibo devidamente assinado pelo comandante do navio às autoridades portuárias e da Receita Federal.

Na verdade o que nós acabamos de relatar é apenas mais uma das particularidades que compõe o complexo mundo da navegação internacional. No qual o controle sobre o que entra ou sai dos navios é cada vez mais rígido. No intuito de garantir não só a sua segurança. Como também de evitar o contrabando e o tráfico de toda e qualquer espécie. Num processo que se intensificou após o “11 de Setembro”. E que é de âmbito mundial. Exigindo de quem trabalham no ramo da navegação e portuário cada vez mais atitudes e procedimentos profissionais.

Fotos: Carlos Oliveira

Um comentário: