terça-feira, 25 de março de 2014

Navio mercante “Pisti” parte vazio de Porto Alegre.

O navio mercante de bandeira liberiana “Pisti” partiu do cais Navegantes, do Porto de Porto Alegre, vazio no meio da manhã de terça-feira (11/MAR). Seguindo assim, a triste realidade que atinge o porto da capital de nosso estado. Que por falta de investimentos e de uma política pública que reconheça o seu verdadeiro valor. Perdeu toda a sua capacidade de aproveita, a passagem dos navios mercantes do tipo graneleiros, que aqui aportam, para embarcar parte de nossa produção em seus porões. E isto ocorre não só pelo sucateamento de nossos equipamentos, a saber: Os guindastes portuários e as plataformas de embarque e desembarque do terminal graneleiro SPH e da Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA. Mas isto também ocorre por falta de inteligência no campo de planejamento estratégico. Capaz de recuperar a capacidade de investimentos para o porto. E com isto atrair novas companhias de navegação interessadas em operar com seus navios e nosso porto. Não só trazendo produtos, mas embarcando nossa rica produção nos navios que aqui atracam.

Sobre este assunto é digno de citação. Que esta realidade era bem diferente a não mais do que 20 anos atrás. E quanto mais nós recuarmos no tempo, mais ricos ficam os exemplos de quanto este porto foi gerador de trabalho, riquezas e oportunidades. Cumprindo com sua missão de promover o desenvolvimento por meio do comércio. Seja ele de âmbito interno, como externo.

A pobreza na qual nosso porto se encontra atualmente é apenas um reflexo da pobreza de nossos governantes. Que ao desprezarem este fabuloso mecanismo de logística e de comércio. Decretaram o início da nossa decadência econômica, industrial e cultural. E enquanto isto persistir. Certamente estaremos condenados a sermos atores coadjuvantes no cenário econômico nacional. Indo cada vez mais para trás nos indicadores econômicos, quando comparados aos demais entes da nação.

 Pensem nisso!


Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário