quinta-feira, 20 de março de 2014

Navio mercante “Socratis” chega a Porto Alegre com carga da Alemanha.

O navio mercante “Socratis” chegou na manhã de domingo (02/MAR) ao porto de Porto Alegre. Medindo 196 metros de comprimento e possuindo 32,30 metros de largura, o navio com bandeira das Ilhas Marshall trouxe, para aqui descarregar, um carregamento oriundo do porto de Hamburgo, na Alemanha. Ao todo são 7.000 toneladas de cloreto de potássio e 1.500 toneladas de sulfato de amônio granulado. Ambos os produtos utilizados pela indústria do fertilizante na produção de seus compostos.

O “Socratis” é um navio construído no ano de 2010, pelo estaleiro sul-coreano SSP Shipbuilding Tongyoung Shipyard, da cidade de Tongyoung. E inicialmente foi batizado com o nome de “Thalassini Kyra” e registrado no porto de Malta, até que o trocou de nome em outubro de 2012.

Na sua atual viagem pelo litoral brasileiro, o “Socratis” realizou escalas nos portos de Salvador, entre 24 e 26 de janeiro, para descarregar 4.200 toneladas de fertilizante; Recife, onde atracou em 05 de fevereiro; e Santos entre os dias 25 e 27 de fevereiro. Fato que mostra o quanto a navegação é importante para a nossa economia. E que com um planejamento adequado, a navegação pode suprir as necessidades da indústria nacional. Pois se este princípio vale para a indústria do fertilizante. Também pode ser empregado para os demais setores da economia brasileira. Beneficiando não só o setor produtivo, como o comércio e o consumidor final. No entanto, para que isto se torne uma realidade é preciso duas coisas:

Divulgar a possibilidade e as vantagens da navegação para a nossa economia interna e externa. E incentivar a sua utilização.

Somente assim ela se fortalecerá e retomará o seu papel de ator motor do nosso desenvolvimento social e econômico. Pense nisso.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário