domingo, 2 de fevereiro de 2014

Navio mercante “Marcos Dias” encalha na Lagoa dos Patos.

Mais um navio mercante encalhou em nossas águas interiores. Desta vez a vítima foi o navio de bandeira brasileira “Marcos Dias”. Pertencente a Cia de Navegação NORSUL S.A. ele possui 199,08 metros de comprimento e 30 metros de largura. Esta carregado com cerca de 12 mil toneladas de sal marinho. Produto de origem brasileira, que foi embarcado junto ao porto de Areia Branca, no estado do Rio Grande do Norte. Sua chegada ao nosso estado ocorreu no início da tarde de domingo (26/JAN), quando o navio entrou pela barra do Rio Grande. Às 13 horas ocorreu a troca de praticagem, quando o prático da Barra desceu do navio e o prático da Lagoa dos Patos assumiu seu posto. Com isto se iniciou sua viagem pelas nossas águas interiores.


A viagem, no entanto, não ocorreu como planejada. E na altura da ilha da Feitoria o navio saiu de seu traçado vindo a encalhar fora do canal de navegação. Os motivos que levaram ao encalhe ainda não foram revelados. No entanto o mesmo foi confirmado pela Capitania dos Portos de Estado do Rio Grande do Sul, com sede em Rio Grande.

Este fato nos faz lembrar, de quanto os nossos canais artificiais são estreitos e sinuosos. Resultando num aumento da dificuldade de navegação, conforme aumenta o tamanho do navio. Por outro lado, a margem de segurança fica reduzida para os navios maiores. E o tempo de reação também. Propiciando um risco muito maior e uma chance também maior disso ocorrer, nos casos mais críticos. Onde uma falha mecânica ou humana se façam presentes.

Outro fato interessante que ocorreu diz respeito ao silencio que envolve o caso. Já que poucas foram às notícias divulgadas sobre fato tão importante e significativo. A escassez de informação por parte da autarquia que cuida de nossas hidrovias, a Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH. Aliou-se a da Secretaria de infraestrutura – SEINFRA. Num claro sinal que tudo isto não lhes diz respeito. Nem tem reflexos sobre o desenvolvimento social e econômico. Diante do fato, fica aqui o convite a reflexão sobre o pouco que sabemos do caso. E o quanto ele incomoda o nosso governo estadual. Para que ele o despreze da forma como esta fazendo.

Obrigado!

Vanderlan Vasconselos


Nenhum comentário:

Postar um comentário