sábado, 22 de fevereiro de 2014

Debates regionais da aliança PSB-REDE-PPS têm início em Porto Alegre

No Rio Grande do Sul, Eduardo Campos e Marina Silva se reúnem com militantes e sociedade para a construção do plano de governo da aliança

“No Brasil, ou o pacto velho vence e o país perde, ou a gente derrota o velho pacto político e o Brasil ganha”, desafiou Eduardo Campos ao abrir neste sábado, em Porto Alegre, o 1º Seminário Regional Programático de PSB-REDE-PPS.

Em seu discurso, o presidente nacional do PSB defendeu um novo pacto social, calcado em bases sólidas que permitam a maior participação da sociedade e que impulsione o desenvolvimento sustentável, a educação com qualidade e o avanço nas conquistas “O Brasil mudou muito nos últimos 30 anos e toda vez que mudou foi empurrado pelo povo. Foi assim com o movimento Diretas Já. Agora é a hora de compreender, efetivamente, o que aconteceu nas ruas em 2013”.

Para o governador de Pernambuco, o Brasil quer construir uma nova história e com valores estratégicos em um sólido programa de ações. “Não tem quem barre uma sociedade que quer mudança”, destacou Eduardo, ao garantir que a nova estratégia que esta sendo construída pela aliança deverá, através de cinco seminários regionais pelo Brasil, atender aos anseios do povo. “Quem vai ganhar as eleições este ano não são os palanques e sim os brasileiros. Queremos e sabemos onde encontrar a saída para mudar o país, com segurança e generosidade à altura do sonho dos brasileiros”.

Para as mais de 1,3 mil pessoas que superlotaram o Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, Marina Silva, na mesma linha de Eduardo, defendeu a necessidade de uma nova atitude política. “Estamos em um tempo que exige dos homens e mulheres mais do que um discurso, mas um testemunho de vida. Um programa feito não só para as pessoas, mas com as pessoas”.

Ela apontou que a construção do programa de governo do PSB-REDE-PPS dialoga com a sociedade, num grande esforço de elaboração e mediação. “Temos que perceber que a verdade não está em nenhum de nós, mas sim entre nós. Temos que construir as verdades progressitas que o Brasil merece”, pontuou

Para a líder da REDE-Sustentabilidade, a proposta consiste em democratizar a democracia.  Ela seguiu dizendo que muitos ensinamentos estão vindo das ruas e é preciso estar sensível para captar e traduzir este momento em ações positivas para o Brasil. “Quem vai ganhar esta eleição é quem estará no tablado, quem vai olhar de baixo pra cima. Vendo o que está acima de nós, assumimos o compromisso de deixar de ser gigante pela própria natureza e nos agigantar por nós mesmos”, assinalou.

Presidente nacional do PPS, Paulo Freire, lembrou que a presença do partido na aliança com o PSB-REDE é um 'reencontro histórico'. “Temos trajetória construída com os socialistas. E, chegamos a este momento em que é preciso apontar caminhos para que possamos continuar sonhando com uma sociedade mais justa”.

Freire apontou que o Seminário Regional Programático representa a possibilidade de construção de uma nova política para que o Brasil se reencontre com um futuro melhor. “Acredito nesta aliança pela história pois, juntos, construímos muito”, disse.

A primeira parte do Seminário Regional Programático encerrou sob o canto uníssino dos participantes: 'Brasil pra frente, Eduardo presidente'!   O encontro segue à tarde com seis grupos de discussão, nos quais serão abordadas cada uma das cinco diretrizes e um específico para tratar das políticas regionais. As conclusões serão entregues no encerramento do evento, previsto para as 18h, e contribuirão para a continuidade dos debates.

Os próximos seminários, Rio de Janeiro (15 de março), Recife (5 de abril), Goiânia (12 de abril) e Manaus (26 de abril), servirão para que sejam definidas as reivindicações regionais, com participação de todas as 27 unidades da Federação, tomando como base os eixos centrais que norteiam a elaboração do Programa de Governo da Aliança PSB-REDE.


Seminário Regional PSB-REDE-PPS: Lideranças defendem a urgência de mudanças no Brasil


Na abertura do I Seminário Regional Programático PSB-REDE-PPS– Região Sul, Beto Albuquerque, presidente estadual do PSB, defendeu o estabelecimento de um novo federalismo. “Precisamos de políticas públicas claras e permanentes.

O Brasil deve aos estados do Sul. Nós que mais impactos sofremos com o Mercosul pois, somos exportadores, e com a Lei Kandir forram surrupiados milhões de reais ao longo desses anos. Dívidas impagáveis, sonhos que não se realizaram por isso. Dilma veio ao Estado e com seu silêncio deixou claro que não quer renegociar a dívida”, disse.

“Temos que ter um governo que não fuja dos seus compromissos”, apontou, ao indicar que a  responsabilidade pelos apagões energéticos é do governo federal, que abandonou o planejamento do setor. “Estamos aqui para debater um grande programa e construir a vitória de Eduardo e Marina. Sonhamos com um Brasil melhor e diferente, que não tenha vergonha de dialogar com todos, que pense para frente e que, de fato, proporcione mudanças na vida de todos nós”, avaliou o líder socialista.

Montserrat Martins (REDE) assinalou que o desafio para o próximo período eleitoral é propor um projeto de governo em sintonia com a sociedade, que represente uma alternativa ao modelo que tem reproduzido a alternância de apenas dois partidos no comando do governo federal. “Chegou o tempo de um novo projeto para o País. Longe deste bipartidarismo, com arranjos de cúpula, que se tornaram mais importantes do que os desejos da população”, afirmou.

Entre os presentes, esteve o senador gaúcho Pedro Simon (PMDB). Ao saudar os participantes do 1º Seminário Regional Programático, revelou: “Me sinto muito bem e à vontade aqui”. Ele lembrou da sua luta por um país democrático e defendeu avanços. “Estamos caminhando na democracia, claro que tivemos avanços, mas precisamos mais e este é um momento de mudança. Primeiro para mostrar que o Brasil não tem dono!” , assinalou.

Simon avaliou que esta é a eleição mais importante dos últimos tempos. “Essa eleição que tem que ser diferente. Marina e Eduardo é uma grande chapa! Temos que fazer política com seriedade, honradez e dignidade”, disse, ao elogiar a trajetória de Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos.

Presidente estadual do PPS, deputado Paulo Odone, destacou a comunhão dos três partidos em favor de um projeto ousado e inovador para Brasil. Para ele, o seminário deste sábado é o início de uma jornada de transformação da sociedade. “O papel desse nosso encontro é fazer avançar o pensamento da nação, a democracia e vencer o esgotamento do modelo atual e das forças políticas que o operam”, afirmou Odone.

Assessoria Comunicação PSB/RS

MOMENTOS ESPECIAIS PRIMEIRO ENCONTRO PROGRAMÁTICO 
ALIANÇA PSB-Rede-PPS DA REGIÃO SUL 







"Eu sei que é possível fazer uma história diferente. E a história nos oportunizou este encontro. Chegou a hora do reencontro do povo com o seu destino. O Brasil está pronto pra fazer este debate. O debate das ideias!" Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário