quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Chegada do navio “Marcos Dias” é notícia na imprensa.

A chegada do navio mercante de bandeira brasileira “Marcos Dias” foi notícia na imprensa de Porto Alegre. Em texto publicado pelo jornal “
Correio do Povo”, em sua edição de 04/FEV, na página 21. O jornal fala sobre o navio que estava encalhado na lagoa dos Patos. E que agora, felizmente desencalhou e chagava ao seu destino para descarregar sua carga.

Contrastando com esta notícia, nós não temos nenhuma linha se quer, publicada pelos órgãos de comunicação pública do Estado. Num claro sinal de que o mesmo não dá atenção para o fato.

O encalhe de um navio deveria ser motivo de mobilização de nossas autoridades para saber o motivo do fato. Já que isto sempre gera uma repercussão negativa para a “boa imagem” do Estado. No entanto a postura é exatamente a oposta. E isto demonstra o despreparo para se enfrentar as notícias ruins, ou simplesmente a verdade. De que carecemos de uma política séria para o setor portuário e da navegação. E que ela não é o foco das atenções dos nossos governantes.

A própria chegada do navio ao cais Navegantes do Porto Organizado de Porto Alegre não foi noticiada pela autarquia responsável pela administração do porto da capital. Num claro contraste do tempo em que fui o diretor Superintendente de Porto e Hidrovias. E que procurei dar o máximo de visibilidade a todas as operações que aqui se realizaram. Divulgando cada um dos navios recebidos pelo porto e o movimento de carga que eles geraram.

Talvez este empenho na divulgação tenha sido um dos motivos pelos quais minha gestão desagradou tanto aos meus superiores. Já que ao valorizar o modal hidroviário, dando-lhe visibilidade, contrariei aos interesses políticos e financeiros de outros grupos. Pensem nisso, pois a chave para melhor compreender a nossa realidade também passa pela atividade portuária e de navegação.

Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário