domingo, 2 de fevereiro de 2014

Barcaça graneleira “Trevo Roxo” carrega celulose para exportação.

A barcaça graneleira “Trevo Roxo” de propriedade da Navegação Aliança, partiu no mio da manhã de quarta-feira (29/JAN) de Porto Alegre, para o terminal de uso privado (TUP) da empresa CPMC Celulose Rio-grandense.

Seu objetivo, neste terminal é o de ser carregada com 2.100 toneladas de acetobutirado de celulose. Para posteriormente transportá-lo para o Porto Novo de Rio Grande. Lá o mesmo deverá ser transferido para o navio mercante “Cedar Arrow” de propriedade da Gearbulk Shipowning Ldta. Uma empresa de navegação, especializada no transporte de papel e celulose, e que possui mais de 70 navios. Cuja chegada esta prevista para ocorrer, no início de fevereiro. Quando o navio vem do porto de Zarate, na Argentina. Para aqui carregar 18.000 toneladas de celulose, antes de seguir sua viagem rumo ao porto de Santos.

O transporte de celulose já é uma realidade em nossas águas a muitas décadas. Já o transporte de madeira, matéria prima básica da industria de celulose, perdeu-se ao longo dos anos. Recuperá-lo já foi tema de estudos e projetos. Sem que, no entanto os mesmos tivessem se materializados. Diante deste fato, e da perspectiva de ampliação da fábrica de celulose de Guaíba. Quem sabe muito em breve, o referido transporte não seja recuperado. Ampliando desta forma a importância da navegação e da hidrovia para a nossa economia. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário