terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Navio mercante “Lusitania G” parte vazio de Porto Alegre.

O navio mercante de bandeira italiana “Lusitania G” partiu vazio às 09 horas da manhã de sexta-feira (07/FEV). Assim como todos os demais navios graneleiros que aqui tem aportado. O “Lusitania G” partiu vazio. Demonstrando o quanto nós somos despreparados para a atividade portuária. Que mesmo tendo uma bela estrutura de cais, não conseguimos embarcar nossa rica produção nos navios que aqui aportam.

A falta de interesse se traduz na inoperância dos guindastes existentes. Na obsolescência de toda a estrutura. Que inclui não só os equipamentos, mas o lado humano também. Já que este não possui o ímpeto e a vontade de fazer as coisas acontecerem. A estrutura existente envelheceu ao longo dos tempos. E não recebeu sangue novo. Distanciando os portos interiores do Rio Grande do Sul, da dinâmica marítima e portuária brasileira e mundial.

Na verdade se o nosso porto ainda recebe algum navio. Isto só ocorre por mérito e esforço da iniciativa privada. Que sabedora do seu valor. Busca utilizá-lo da melhor maneira possível. Fazendo das tripas coração em alguns casos. Como ocorre com a Agência Marítima Orion, a única que ainda consegue realizar algum tipo de embarque pelo nosso porto.

A solução para reverter esta triste situação envolve não só muito trabalho. Como coragem para tomar as decisões políticas necessárias. E que inexplicavelmente não tem sido tomada, embora haja fortes indícios neste sentido. Toda a estrutura de quem administra os nossos portos e hidrovias possui problemas. Eles têm sido apontados sistematicamente pelos órgãos fiscalizadores. E, no entanto nenhuma atitude tem sido feita no sentido de corrigi-las. Falo isto, com a propriedade de quem identificou parte dos problemas. E os denunciou aos órgãos competentes estaduais e federais, já em 2011. Contrariando aos interesses políticos e financeiros de alguns grupos. E atraindo contra minha gestão, toda sorte de dificuldades possíveis de se imaginar. E que em nada atendem aos princípios do serviço público.

Pensem nisso, e cobrem de nossa administração pública mais transparência e eficiência em sua gestão.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário