quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

“Germano Becker” escoa produção oriunda do rio Taquari.

A barcaça graneleira “Germano Becker” atracou ao meio dia de sábado (08/FEV) no terminal Marítimo Luiz Fogliatto, de Rio Grande. Em seus porões, ela estava transportando cerca de 3.000 toneladas de cavacos de madeira. Produto produzido pela empresa MITA. E embarcado pelo terminal de uso privativo (TUP) que ela possui as margens do rio Taquari.

A Navegação Aliança, proprietária da barcaça graneleira “Germano Becker” tem navegado constantemente pelas águas do rio Jacuí e seus afluentes. Este fato é mérito de seus funcionários. Que se aventuram por caminhos não sinalizados. No intuito de fazer o transporte fluvial de produtos e mercadorias. As dificuldades são muitas. O apoio de nosso governo estadual é mínimo. Ocorrendo apenas no nível das intenções. Sejam elas pelos discursos de divulgação da hidrovia do MERCOSUL; de que as dragas serão recuperadas e empregadas no desassoreamento dos rios; ou de que estudos estão sendo feitos no intuito de sinalizar o jacuí.

A verdade, no entanto é que sem uma política séria para o setor. Sem ações efetivas. Nada será feito. E quem perde somos todos nós. Pois deixamos de ter os nossos rios utilizados como via de transporte. Reduzindo os custos e ampliando as possibilidades de negócios. Se nós não mudarmos esta situação. Vamos continuar marcado passo. E perdendo negócios para outras regiões do Brasil, mais ágeis e dinâmicas. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário