segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

GARGALO HIDROVIÁRIO - Barcaça-Tanque “Guarita” parte para Rio Grande.

Eram aproximadamente 15:35 da tarde de quinta-feira (13/FEV) quando a barcaça-tanque “Guarita” foi avistada navegando pelo rio Jacuí, entre as ilhas da Pólvora e da Pintada. Vindo diretamente do terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo. Ela trazia em seus tanques 3.500 toneladas de naftas para petroquímica. Cujo destino será o terminal petroleiro operado pela empresa Braskem, no Super Porto de Rio Grande.



O trajeto escolhido pela barcaça é um caminho natural e econômico para o nosso transporte fluvial. Pois encurta o percurso garantindo, desta forma, um ganho de tempo e dinheiro. No entanto, sua utilização não é perfeita. Já que o trecho carece de carta náutica e sinalização adequada. Além do mais, a ponte sobre o jacuí. A mais alta das pontes existentes. Ainda é muito baixa para permitir a passagem de navios maiores. Principalmente os navios-tanque que normalmente operam junto ao Polo Petroquímico de triunfo. Esta restrição acarreta na obrigatoriedade da navegação destes navios via vão móvel da ponte do Guaíba. Que ao ser levantada literalmente para o transito  junto a rodovia.

A construção de uma nova ponte sobre o rio Jacuí. Vai, de certa forma dar maior fluidez ao Transito. No entanto o correto seria construir duas pontes. Já que assim, a navegação também se beneficiaria. Tendo o seu percurso reduzido. E podendo repassar este ganho a cadeia produtiva. Que em última instância garante não só mais lucratividade. Mas, principalmente, um maior poder de concorrência de nosso setor produtivo. Fortalecendo nossa economia como um todo. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

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