sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sobre o movimento no porto.

Há tempos venho escrevendo sobre os navios mercantes que aqui aportam e sua importância para a nossa economia. Sou crítico sobre a postura de nosso estado. Que apenas divulga os navios que aportam no porto público. E nenhuma menção fazem ao resto da navegação. Simplesmente ignorando-a. E desprezado sua existência e seu potencial econômico e social. Pois desta vez, a surpresa foi maior. Pois mesmo estando o porto de Porto Alegre com três navios mercantes de longo-curso atracados, nenhuma linha foi escrita sobre o assunto. Revelando, desta forma, o quanto é crítica a situação de nosso porto. Que esta regredindo em termos de divulgação da sua importância e da navegação como meio de transporte eficiente e econômico para a sociedade gaúcha.

Digo isto, pois nada foi escrito, se quer no site da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH. Destoando completamente das administrações passadas. Que ao menos buscavam dar visibilidade para o porto e sua importância ao divulgarem os navios que aqui aportavam.

Para quem não sabe. Nosso porto esta com três navios atracados no cais Navegantes. O primeiro a chegar foi o navio mercante corata “Split”, seguido pelo navio maltês “StaraPlanina”, ambos na manhã de domingo (16/FEV). Na segunda-feira (17/FEV) foi a vez do navio mercante panamenho “Pretty Keel”.

A vinda de navios deste porte demonstra e comprova, o quanto nosso porto ainda pode ser utilizado comercialmente. No entanto, para que isto melhore, é preciso muito trabalho. Onde a divulgação é apenas um dos itens. Já que sem ela fica muito mais difícil mostrar a sua importância para a sociedade e para os nossos governantes. Para assim conseguir o fortalecimento de uma política pública para o setor. Com planos e projetos sólidos. Que visem o seu fortalecimento e a retomada do caminho perdido no passado. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário