terça-feira, 4 de setembro de 2012

Wilson Sons trás a Porto Alegre o navio mercante “Kingfisher D”.



Chegou e atracou na manhã desta segunda-feira (03) o navio mercante “Kingfisher D”. A iniciativa coube à empresa Wilson Sons, e a operação de descarga ficará a cargo da D & F Logística, na qualidade de operador portuário junto ao porto da capital do estado.
O “Kingfisher D” é um navio que mede 170 metros de comprimento e possui 27 metros de largura. Foi construído no ano de 2002, pelo estaleiro Kanda Shipbuilding, da cidade de Kure, no Japão. Seu armador é a empresa Baru Delta Maritime, com sede em Atenas – Grécia. E o navio esta registrado no porto de Marujo, nas ilhas Marshall.
Sua viagem teve início no porto de israelense de Ashdod. E no Brasil o navio fez escala em Santos aonde chegou e fundeou no dia 05 de agosto a espera do momento de entrar para descarregar. Sua partida deste porto ocorreu no dia 29. No final da manhã de ontem, ele entrou na barra de Rio Grande sendo transferido para a Praticagem da Lagoa dos Patos às 13 horas. E na manhã de hoje finalmente atracou em Porto Alegre. Aqui esta prevista o descarregamento de 7.917 toneladas entre super fosfato simples (SSP) e super fosfato triplo (TSP), que são insumos para a indústria de fertilizantes.
A vinda de mais um navio ao nosso porto deve ser visto como motivo de orgulho. Pois contrariando a toda tendência de muitos anos de abandono da atividade marítima e portuária, nosso porto nunca deixou de cumprir sua função fim. Servir para ligar o Estado ao resto do Brasil e ao mundo comercialmente. ´E claro que as dificuldades foram e continuam a ser muito grande. Mas o bom é saber que com uma política de fortalecimento de sua função e com investimentos ele pode recuperar o tempo perdido. E voltar a ter a dinâmica que ostentou anos atrás. Quando empregava milhares de trabalhadores e vazia girar a economia do centro da cidade. É nesta esperança que devemos depositar nossos esforços. Pois quando realmente se quer algo, se consegue. E se queremos reerguer a dinâmica econômica de nosso Estado o porto da capital é um instrumento capaz de assim servir a este propósito.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário