terça-feira, 25 de setembro de 2012

No 20 de setembro e o orgulho de ser gaúcho.

Há poucos dias, pela passagem do dia 07 de setembro, escrevi sobre o orgulho que todos nós sentimos por sermos brasileiros. Com a passagem do dia 20 de setembro, o orgulho de ser gaúcho também aflorou mais forte no coração de muitos de nós. Pois este sentimento que nos une, e nos congrega é algo maravilhoso. Pois cria uma identidade entre as pessoas das mais distintas origens, formações, e histórias.


 
Neste momento somos todos iguais. E como tal podemos não só ver, mas sentir e pensar o que é ser gaúcho, e também, o que é ser brasileiro. E foi durante os vários desfiles que ocorreram pelo nosso estado, que se pode ver este orgulho. A cada piquete, identificado pela sua bandeira própria, tínhamos ao mesmo tempo um ente diferente que professa o mesmo sentimento com os demais.

Já sobre os cavalos, viam-se pessoas das mais distintas classes sociais. Ricos e pobres, empresários, empregados e funcionários públicos. Gente do campo e da cidade, buscando na companhia de sua montaria reviver um passado bonito e forte. Que se mantêm vivo, e nos revela como deve ter sido a vida de tempos a muito distantes.

Ser gaúcho é ser superior a distinção entre raça, cor ou origem. Pois é um sentimento que une todos os biótipos que nos compõem. E que conquista até os que aqui vem morar e acabam adotando esta terra como sua.

Feliz do povo que assim pode ser. E que cresce unido, buscando ser moderno sem esquecer seu passado.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário