domingo, 30 de setembro de 2012

27 de Setembro – Dia Marítimo Mundial.


Neste ano a comemoração do Dia Marítimo Mundial caiu na última quinta-feira (27). A data foi instituída pela Organização Marítima Internacional – IMO, que é um órgão da ONU, para comemorar e difundir a importância da navegação e do comércio marítimo.

Anualmente é escolhido um tema, para o qual são desenvolvidos trabalhos visando sua divulgação, de forma mais efetiva na comunidade marítima e para o público em geral. Sendo que neste ano a salvaguarda da vida no mar foi o tema escolhido. E o mesmo tem como marco principal, o trágico naufrágio do transatlântico britânico R.M.S. “Titanic”, transcorrido há 100 anos.

Se observamos com maior atenção, este tema tem sido foco de campanhas há vários anos por parte da Marinha do Brasil, principalmente nos períodos de férias. E serve para alertar e conscientizar da importância de se conhecer e acatar as regras e normas de segurança na navegação. Nos meses mais quentes o público alvo são as pessoas que buscam nos esportes aquáticos como forma de lazer. E que muitas vezes acabam em acidentes ou tragédias. Já no restante do ano, o trabalho se dá de forma direta na comunidade marítima e portuária. Buscando, por meio da fiscalização e do treinamento, fazer cumprir a lei e evitar que qualquer tipo de acidente ocorra. Não é preciso dizer, que se desejamos aumentar o aproveitamento de nossa hidrovia isto necessariamente vai representar um aumento no fluxo de embarcações. E consequentemente haverá um maior risco de incidentes ou acidentes. A forma para se evitar que isto ocorra é simples e bem conhecida. Primeiro propiciar cursos de treinamento e capacitação; segundo fiscalizar e cobrar o correto cumprimento da lei. E esta fiscalização começa na documentação dos tripulantes e das embarcações, passando pela vistoria da própria hidrovia e de suas condições técnicas. E termina na área portuária que é um dos pilares da navegação mundial.

Fica aqui meus mais sinceros votos de parabéns, a toda a comunidade marítima e portuária, pela passagem desta data tão importante. Sem o trabalho sério desenvolvido visando seu permanente aperfeiçoamento e profissionalismo. Não seriam possíveis termos alcançado o atual estágio de desenvolvimento do comércio mundial.

Foto: Reprodução do bilhete de passagem original do R.M.S. “Titanic”.

--
    Vanderlan Vasconselos
         PRA SER FELIZ SEMPRE
        www.vcvesteio.blogspot.com
      http://twitter.com/Vanderlanvas

Nenhum comentário:

Postar um comentário