quarta-feira, 26 de setembro de 2012

“Star Zeta” parte vazio reafirmando a necessidade de política pública para o setor portuário gaúcho.


No início da tarde de sexta-feira (21), o navio mercante “Star Zeta” partiu vazio do porto de Porto Alegre. Repete-se assim, uma triste realidade para com os navios graneleiros que aqui aportam. Trazendo riquezas produzidas em outras terras, mas que nada levam das riquezas aqui produzidas. Neste comércio capenga, do qual o porto da capital pouco contribui, para o esforço de nossos setores produtivos. Que tanto necessitam de seu serviço no embarque de sua produção, garantindo com isto um custo menor de frete e transporte. Ficamos mais uma vez a ver navios.

Não é novidade que se a realidade que se apresenta é esta, ela é fruto de anos de descaso para com o setor portuário. Abandonado e carente de políticas públicas sérias. Que comprometidas com o fortalecimento de todos os setores produtivos de nosso estado não lhe dá condições de ter no porto um instrumento de alavancagem industrial, agrícola e comercial.

Falar disso é criticar de forma direta a todos os governos, que tem se sucedido nas últimas décadas em nosso estado. Como nós não reelegemos nenhum governante, a alternância no poder foi uma realidade viva. E a falta de uma política séria para o setor em nada nos auxiliou. E este é o principal problema quando se quer discutir o assunto. Pois enquanto os partidos se sentem criticados e se fecham à discussão. Vestindo a carapuça, como se diria no ditado popular. O assunto deixa de ser tratado de forma séria e comprometida. Temos de ver, que a atividade portuária é uma concessão federal. E como tal, se nós não temos competência para tocá-la de forma eficiente, nada mais natural do que devolvê-la ao governo federal. Pois este, na sua grandeza sabe como inserir nossos portos no contexto estratégico nacional. Fazendo-o ser útil ao nosso desenvolvimento pleno e integrado. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário