sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Transporte de contêineres pela hidrovia – O desejo da Navegação Aliança.



Foi publicado pelo blog do jornalista Políbio Braga o desejo da Navegação Aliança de retomar o transporte de contêineres pela nossa hidrovia. A posição da empresa demonstra o quanto os comentários aqui expostos estão precisos. E revela o potencial econômico que a mesma vê para o setor, e sua receptividade no empresariado e na administração do porto de Estrela.

Segundo a matéria, do potencial de 3 milhões de toneladas/ano, que o porto de Estrela possui, apenas 20% do mesmo é utilizado. Já com relação ao rio Taquari, é dito que o mesmo serve apenas para o transporte de cereais e areia.

Na verdade, creio que este possa ser um passo importante para que possamos mudar o nosso futuro. A retomada da navegação interior é necessária e possível. Não podemos crer que os atuais obstáculos sejam mais fortes do que a nossa capacidade técnica para superá-los. Talvez o que falte seja vontade política, de auxiliar a iniciativa privada a executar este ambicioso plano. Que muito vai contribuir para nosso desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Pois se no primeiro momento o transporte vai se valer de navios já existentes. Em breve novos navios deverão ser construídos. Para melhor atender a demanda. Num circulo virtuoso muito interessante para o Estado. No qual se sabe onde começa, mas não se sabe onde vai parar.

Aproveito para manifestar publicamente meu apoio à Navegação Aliança. Pois durante minha gestão a frente da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH aprendi a reconhecer o potencial da navegação para nossa economia. E por tanto também comungo do mesmo pensamento.

Para quem quiser ler a matéria original, seu link é:

 http://polibiobraga.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-09-25T13:55:00-03:00&max-results=22&start=22&by-date=false

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário