sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Transporte de contêineres pela hidrovia – Por que não?



Nesta semana, após o temporal que assolou o nosso estado um navio foi notícia. Foi o “Log-In Santos”, que se encontrava fundeado próximo a São José do Norte, e que devido aos fortes ventos se soltou e acabou por encalhar próxima a margem deste município.

Pois este navio, que é brasileiro e foi construído no ano de 1996, no estado do Rio de Janeiro. Chegou a Rio Grande no dia 09 de julho. Lá descarregou um volume expressivo de carga. Toda ela acondicionada em contêineres de 20 ou 40 pés. Com uma capacidade total de transportar 1.258 TEUs, sendo 80 do tipo refrigerado. O “Log-In Santos” desembarcou a seguinte relação que faço questão de citar. Para melhor dar a grandeza do poder de carga de navios deste tipo:
Quantidade
Tipo de Contêiner (pés)
Mercadoria
01
20’
Alimentos diversos.
07
40’
Alimentos diversos.
02
20’
Borrachas
02
40’
Borrachas
28
20’
CG unitizada
65
40’
CG unitizada
51
40’
Vazio
01
40’
Corante
17
40’
Embalagens
01
20’
Estanho em formas brutas
06
20’
Ferragens
03
40’
Ferragens
01
40’
Ferro, aço e ligas
02
40’
Fogão
01
40’
Gelatina
01
20’
Granito
01
40’
Madeira
05
20’
Material elétrico diverso
14
40’
Material elétrico diverso
01
20’
Material sintético
08
20’
Mercadoria perigosa
04
40’
Mercadoria perigosa
17
40’
Motores em geral
01
20’
Maquinas
07
40’
Máquinas
02
40’
Móveis
41
20’
Produtos de beleza e maquiagem
01
40’
Produto de beleza e maquiagem
55
40’
Papel
18
20’
Partes e peças de máquinas com função
39
40’
Partes e peças de máquinas com função
01
20’
Pasta de caju
13
40’
Plásticos diversos
11
40’
Pneus
02
40’
Polietileno, propileno
62
20’
Produtos químicos diversos
04
40’
Produtos químicos diversos
01
20’
Refrigerador
01
40’
Remédios
02
40’
Sucos diversos
02
40’
Tecidos e artigos de malharia
01
20’
Tubos de metais comuns
01
40’
Tubos de metais comuns
01
20’
Veículos automotivos


Como podemos ver, muito do que foi transportado neste navio tem ligação direta com a vida de cada um de nós. Sua utilização e emprego não nos são algo incomum ou estranho. Dos 505 contêineres transportados por um único navio, 179 foram de 20 pés e 326 de 40 pés. Ou seja, um único navio transportou o equivalente a 505 veículos de carga pesada, entre caminhões e carretas. Neste ponto nós podemos nos perguntar, se esta carga também não poderia ter sido trazida até Porto Alegre por navio. Reduzindo ainda mais o custo de frete, aliviando nossas estradas de caminhões e melhorando nosso meio ambiente. Talvez não no mesmo navio, se bem que pelo seu comprimento e largura, o mesmo não diferi dos que aqui aportam. Mas digo que estes contêineres, poderiam vir em nossas chatas. E, conforme o caso, serem descarregadas não em Porto Alegre, mas mais próximo do seu destino final. Já que estas barcaças possuem a característica de navegarem em águas mais rasas. E pelo seu tamanho poderem chegar aos demais portos no interior de nosso estado.

Como podemos ver, insistir no uso da hidrovia como meio de transporte não é falarmos em algo absurdo e sem sentido. É, isto sim, buscarmos uma solução para os nossos problemas. Um meio de baratearmos nosso custo de vida e garantirmos a nossa produção um custo menor na hora de enviá-la para nossos clientes. Os benefícios da utilização do transporte por meio de barcos nos são muito benéficos. E devemos sim, pedir políticas públicas que o fortaleçam. Pois disto depende nosso futuro. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira


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