quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Partiu hoje navio mercante “Irma”, infelizmente vazio.


Partiu na manhã desta terça-feira (04) o navio mercante “Irma”. Após ter descarregado 8.300 toneladas de ureia, o mesmo partiu vazio. Marcando uma triste realidade que da qual não devemos aceitar. Diante dos fatos, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de revertermos esta nossa deficiência. Na qual o porto de Porto Alegre acaba sendo marcado como um porto recebedor de carga e que muito pouco consegue embarcar. Nossos embarques são esporádicos e limitados aos transformadores produzidos pela empresa Alston de Canoas, ou pelos cabos de uso naval da Lupatec, de São Leopoldo.
Enquanto isto as instalações da Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA ficam ociosos. Limitando a receber e expedir carga por via rodoviária. Raros são os embarques que ela realiza para carregar nossas barcaças da navegação interior. Já nosso antigo terminal graneleiro, esta em estado de abandono. O mesmo, quando foi operado pela iniciativa privada, mostrou-se eficiente no embarque e desembarque de cereais. Recebendo inclusive navios mercantes de grande porte.
É por este motivo que devemos cobrar de nossas autoridades investimentos para o setor portuário. Pois caso isto não ocorra, o que se tem vira sucata. E quando se busca utilizá-lo, o mesmo não consegue atender a demanda mínima exigida pelos padrões de operação atuais.
Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário