quinta-feira, 13 de setembro de 2012

“Norgas Patricia” chega para ser carregado no Polo Petroquímico de Triunfo.



Chegou pela manhã desta quarta-feira (12), na região de Porto Alegre, o navio-tanque “Norgas Patricia”. A embarcação possui bandeira de Cingapura e mede 126,20 metros de comprimento e possui 17,85 metros de largura. Operada pelo grupo norueguês Norgas Carrier, o navio veio direto do Rio de Janeiro para o Terminal Santa Clara, onde deve ser carregado.

Construído no ano de 1991, pelo estaleiro Neue Brand Werft, da cidade de Oldenburg, na Alemanha. O navio possui três tranques especiais para o transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e ethylene. O volume de seus tanques de carga equivale a 8.238 m³, e os mesmos suportam operar em até -104°C. Sua propulsão esta a cargo de um motor MAN Diesel & Turbo SE de 5.400 Kw de potência, com 6 cilindros. Capaz de mover o navio a 16,25 nós por hora.

A vinda do “Norgas Patricia” demonstra o quanto a navegação é importante para o nosso desenvolvimento econômico. Pois o escoamento da produção do Polo Petroquímico de Triunfo ocorre principalmente por via da hidrovia. Que garante não só a segurança necessária para o transporte, mas principalmente um valor de frete muito mais baixo do que o cobrado pelo rodoviário e o ferroviário. Não é preciso lembrar, que por ser uma carga perigosa, deve-se evitar ao máximo expô-la a riscos. Seja no transporte ou no momento de carga e descarga. Neste caso, as embarcações são o meio mais apropriado para isto. Pois possuem uma capacidade muito maior de transporte e por circularem em um ambiente menos congestionado acabam garantindo uma operação mais segura.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário