sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Transporte de contêineres pela hidrovia - Porque ainda não deu certo?



Nas fotografias nós vemos dois momentos distintos do transporte de contêineres em nosso estado. No primeiro momento é possível de se ver o navio paraguaio “Filippos” navegando carregado, de pelas águas do Guaíba. Já na segunda imagem, o mesmo “Filippos” esta atracado em uma das docas do cais Mauá, semi-desmanchado.

No primeiro momento estávamos vivendo o período inicial do MERCOSUL. E com tal a integração pulsava em nossas veias com força. Hoje, em meio a crise de relacionamento, desacreditada por muitos, o navio retrata uma realidade difícil. É diante desta realidade que nós devemos nos perguntar o porque  o transporte de contêineres pela hidrovia ainda não deu certo. Certamente muitas respostas podem surgir. Refletindo não só momentos, mas dificuldades dos mais diversos setores de nossa economia. Pensarmos esta questão é o primeiro passa para buscarmos uma solução para esta triste realidade. Se não o fizermos, vamos continuarmos atrasados. Pagando caro pelos nossos produtos e perdendo mercados consumidores para nossa produção.

Com relação à questão do fim do transporte de contêineres em nossa hidrovia. Temos de deixar bem claro, que este problema não está somente ligado as questões do MERCOSUL. Pois muito de nossa, que poderia ser enviada para outras partes do Brasil utilizando-se a hidrovia, em parte do seu trajeto, isto não acontece. Identificar os reais motivos é o que devemos buscar compreender, para assim trabalharmos pela solução de nosso problema.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário