domingo, 30 de setembro de 2012

Barcaça “Prof. Lelis Espartel” embarca carga de ureia em Rio Grande.


A barcaça graneleira “Prof. Lelis Espartel”, de propriedade da Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL recebeu no Porto Novo um carregamento de 3.000 toneladas de ureia para trazer à região de Porto Alegre. A ureia foi embarcada em uma operação de transbordo, na qual o navio mercante “Yvone” a transferiu diretamente para a embarcação. Este procedimento é aceito pela receita Federal quando devidamente acompanhado por um perito em avaliação do volume a ser movimentado. Neste caso se utilizam como base as marcações de calado da embarcação antes e depois de carregada. E se calcula o volume embarcado levando-se em consideração a área dos porões e a densidade do produto.

Operação semelhante foi realizada quando da operação de desencalho do navio mercante “Santa Katarina” no ano passado em Porto Alegre. E também quando o navio “Pomorze” encalhou nas proximidades do farol de Itapuã neste ano de 2012.

Sobre o navio mercante “Yvone”, o mesmo possui 90 metros de comprimento e 32,26 metros de largura. Seu armador é a empresa Laurus Enterprieses Corporation. Em Rio grande o navi operou no terminal da empresa Yara, descarregando lá 12.660 toneladas de ureia para a própria Yara Fertilizantes S/A, e mais 3.045 toneladas para outros clientes. Após sair deste terminal rumou para o Porto Novo, para descarregar mais 12.100 toneladas. O navio possui bandeira liberiana e embarcou sua carga no porto de Mesaieed, localizado a 50 Km ao Sul da cidade de Doha, capital do Qatar. A cidade é um distrito industrial importante ligado ao setor petrolífero. Beneficiando assim a matéria-prima mais importante do país, petróleo e gás natural, e exportando sua produção, da qual a ureia faz parte.

Sua partida de rio Grande esta prevista para ocorrer ainda nesta sexta-feira, por volta das 20 horas.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário