quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O verdadeiro valor da hidrovia.





A manhã desta quinta-feira (13) a nossa hidrovia interior mostrou um pouco de sua grandeza e de seu valor. Ao todo foram quatro os navios que por ela passaram. Todos vindos de Rio Grande e com destinos diversos. Inicialmente chegou o navio-tanque “Gas Puffer”, de bandeira das Ilhas Marshall. Logo após e quase juntos, vieram os navios-tanque “Zeugman”, de bandeira turca; e o “Guará”, de bandeira brasileira, e pertencente a Petrobras. Mais atrás e por último chegou o navio-tanque “Serra Polar” de bandeira brasileira.

Para o Terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo foram os navios-tanque “Zeugman” e “Gas Puffer”. Já para os terminais de uso privado da Petrobras no rio Gravataí, seguiram os navios-tanque “Guará” e “Serra Polar”. Acompanhando a todos estes navios, junto estava uma pequena frota de rebocadores. Com a missão de acompanhá-los na passagem por debaixo do vão móvel da ponte do Guaíba, e de auxiliar na manobra de atracação.

É neste momento que se pode ver o valor da hidrovia e a importância da navegação para o nosso desenvolvimento econômico. Lamentamos apenas fato da hidrovia não ser explorada com maior intensidade. Se assim o fosse certamente nossas rodovias não teriam tantos veículos pesados. E seu estado de conservação poderia ser bem melhor. Fica aqui a esperança de que um dia isto possa acontecer. E que esta data possa se materializar o mais breve possível.

 Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário