segunda-feira, 28 de setembro de 2015

PARA PENSAR E REFLETIR

 “Germano Becker” atraca com celulose em Rio Grande.

A barcaça graneleira “Germano Becker” de propriedade da Navegação Aliança, atracou às 10 horas da manhã de sexta-feira (07/AGO) junto ao cais do Porto Novo de Rio Grande. Em seus porões ela estava transportando um carregamento de celulose. Cujo volume foi estimado em cerca de 5.000 toneladas.

Diante disso, o que se vê é o potencial da navegação como meio de transporte. Que infelizmente é muito pouco aproveitado pelas diversas empresas de nosso estado. Que insistem em enviar a sua produção por meio rodoviário. Pensando que com isto estão ganhando tempo e dinheiro. Na verdade em termos de tempo o raciocínio deveria ser outro. Pois para transportar o mesmo volume de carga, por via rodoviária seria necessário empregar mais de 166 veículos de carga com capacidade para 30 toneladas cada um. Como o tempo de viagem entre Guaíba e Rio Grande é de cerca de 04 horas. O tempo total que estes veículos levariam seria de 664 horas (166 veículos X 4 horas de viagem). Por sua vez, uma barcaça consome no máximo 18 horas para realizar o mesmo percurso.

Como podemos observar, levando-se em conta o pensamento acima realizado. Os custos também serão bem distintos. E é isto o que a maioria das pessoas, sejam elas políticos, empresários ou o cidadão comum, não conseguem perceber. É por isto que temos de discutir o assunto. E divulgá-lo com o maior número possível de pessoas. Para que elas possam pensar e refletir sobre o tema.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário