quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Navio mercante “Santa Isabella” parte vazio de Porto Alegre.

Partiu vazio, ás 11:30 da manhã ensolarada de segunda-feira (10/AGO) do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, o navio mercante “Santa Isabella”. O navio que pertence a uma das mais famosas e poderosas empresas de navegação do mundo, a Hamburg Süd Group é a prova que o porto de Porto Alegre pode se inserir nas rotas comerciais da navegação. No entanto, para que isto ocorre é preciso não só vontade, mas também muito trabalho e competência. E é isto o que têm faltado para nós nas últimas décadas. O porto de Porto Alegre há muito deixou de ser visto como um porto marítimo. E a base para este equívoco se deve ao fato do mesmo não estar em contato direto com o mar. Triste erro, para não dizer grande ignorância. Pois outros grandes portos marítimos do mundo também não possuem contato direto com o mar. E nem por isto deixam de possuir esta classificação. Basta ver o porto de Manaus, aqui mesmo no Brasil. Que distante a mais de 1.000 quilômetros do Oceano Atlântico é um porto marítimo. Pois o mesmo recebe navios de longo curso, que são os provenientes de outros países. E por isto pode ostentar esta classificação.


Na verdade o estado perdeu muito, e a sua economia continua a perder. Com a progressiva desativação do porto de Porto Alegre, em detrimento do porto de Rio Grande. E isto se deve pelo fato desta operação acarretar um custo maior para levar os produtos e as mercadorias até este porto. O que acaba por encarecer o processo e a desestimular a sua utilização por quem produz. Que em muitos casos optou por levar sua produção para os portos de Santa Catarina. Cuja distância é muito menor, o que acaba compensando o esforço dispensado.

Valorizar o porto de Porto Alegre é atrair para o nosso estado um diferencial logístico muito importante para a nossa economia. E é isto o que nós temos de fazer, se quisermos recuperar a competitividade perdida ao longo de anos de abandono do mesmo. Por isto peço ao leitor que pensa e reflita sobre o assunto e o divulgue. Pois somente assim poderemos precionar os nossos governantes a tomarem uma atitude séria neste sentido.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário