sábado, 5 de setembro de 2015

“Orient Target” também parte vazio de Porto Alegre.

Apenas 15 minutos após iniciar o trabalho de desatracação do navio mercante “Nord Voyager”, foi a vez o navio mercante “Orient Target” também proceder no mesmo sentido. A manobra que dependia do apoio dos rebocadores da Navegação Amandio Rocha – NAR visa não só afastar o navio do cais, como também realizar o seu giro e posicionamento correto. E devido a forte correnteza, causada pela elevação do nível da água, necessitava de cuidados especiais para ser feita.

Vencida esta etapa, o “Orient Target” iniciou sua viagem rumo a Rio Grande, porta de acesso para o mar. Sua permanência na região de Porto Alegre durou 09 dias. Mas finalmente o navio com bandeira de Malta estava partindo. Seus porões, assim como o de todos os demais navios graneleiros que aqui aportam estavam vazios. Fato sempre lamentável. Pois representa a perda de uma oportunidade de gerar empregos, reduzir custos e tornar a nossa economia mais competitiva. Mas como nós não aprendemos a lição, arcamos com as consequências. Como a de termos estradas com mais veículos de carga trafegando. Exigindo um maior custo de conservação de conservação. Que por maior que seja nunca as deixam num estado ao menos aceitável. Isto apenas para citar um dos reflexos causados pela nossa falta de visão e de política para o setor portuário.

Ao escrever isto, o faço com a clara intenção de provocar a discussão sobre o assunto. Quero incomodar as mentes acomodadas, e que nada fazem para mudar esta situação. Que em nada nos ajuda a sair da atual crise econômica. Que nos atinge há vários anos, e que é perfeitamente percebida pelos indicadores econômicos que nos comparam ao desempenho dos ouros estados brasileiros. É por este motivo que eu convido o leitor a refletir sobre o assunto e a divulgá-lo entre seus amigos.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

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