segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Navio mercante “Torrent” parte vazio de Porto Alegre.

Eram 11:25 da manhã de sexta-feira (07/AGO) quando o navio mercante cipriota “Torrent” partiu do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. Seu destino era o porto argentino da cidade de Puerto Rosales, aonde o navio deverá ser carregado. E desta forma transportar parte da produção agrícola do país vizinho.

Já no nosso caso, a incapacidade de carregar, mesmo que parcialmente, um dos diversos navios graneleiros que aqui aportam já não é mais novidade. E por causa desta incapacidade o nosso porto perde a oportunidade de gerar emprego, renda e o principal. Oportunidades de bons negócios. Seja para os comerciantes que poderiam se beneficiar prestando serviço para estes trabalhadores. Quanto para o setor produtivo gaúcho. Que tendo aqui um porto plenamente ativo. Poderia enviar sua produção com um custo mais baixo para os seus clientes. Garantindo assim maior poder de competitividade e maior lucratividade.

No entanto, a falta de uma política pública comprometida no pleno desenvolvimento e fortalecimento da atividade portuária, acaba por ser um fardo. Cujo peso nós não podemos suportar. E é por isto que eu divulgo sistematicamente o assunto. Pois como esta não pode ficar. E alguma coisa tem de ser feita para reverter esta triste situação.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário