segunda-feira, 20 de maio de 2013

Rebocador de Alto-Mar “Tritão” atraca em Porto Alegre.


O Rebocador de Alto-Mar “Tritão” da Marinha do Brasil atracou no meio da manhã de sexta-feira (17) no cais Mauá, do Porto de Porto Alegre. O navio que esta subordinado ao Comando do 5º. Distrito Naval veio até a capital do Estado para realizar uma série de treinamentos e avaliações de sua tripulação. O percurso que possui diversos canais artificiais se presta muito bem para a avaliação do grau de adestramento de seus tripulantes na navegação em áreas restritas. Aquelas em que não há grande margem para manobras, em casos de emergência, como são os nossos canais. Este tipo de treinamento é comum junto aos navios da Marinha do Brasil. Já a avaliação ocorre sempre que um navio retorna de um período de manutenção mais prolongado. E visa avaliar também o desempenho da embarcação.

Recentemente o Rebocador de Alto-Mar “Tritão” saiu de um Período de Manutenção Geral – PMG, realizado no Rio de Janeiro. Este fato ocorre normalmente a cada quatro anos, e engloba uma revisão geral do navio. A limpeza de seu casco, o tratamento de suas chapas metálicas, sua pintura, uma revisão dos motores, dos equipamentos eletrônicos e de todos os demais componentes do navio. Este procedimento garante não só a manutenção do navio em operação, com plena segurança; mas também seu desempenho ao navegar em alto-mar. Contribui também para o prolongamento de sua vida útil. No entanto, para que todo este processo ocorra. É preciso retirar o navio da água, fato que ocorre em uma carreira ou em um dique seco de um estaleiro. Depois de concluído o serviço o navio realiza uma série de provas de mar. Inicialmente para verificar o bom funcionamento de suas máquinas e demais equipamentos. E posteriormente para averiguar o grau de adestramento de seus tripulantes. Conforme o navio vai superando os diversos testes, seu grau de operacionalidade é ampliado. Até que o mesmo seja considerado apto a realizar todas as missões que lhe competem. No caso do Rebocador de Alto-Mar “Tritão” cabe resaltar que sua gama de tarefas é muito ampla e variada. Inclui não só a capacidade de patrulhamento, como de realizar o reboque de navios e de atuar em conjunto com aeronaves de asas rotativas (helicópteros). Que embora não posem em seu convés, realizam missões de içamento e arriamento de material e de pessoas, além de reabastecimento em pleno voo.

Por este motivo muito especial, o de se encontrar em período de avaliação e adestramento dos tripulantes, infelizmente o Rebocador de Alto-Mar “Tritão” não pode ser aberto à visitação pública. Já sua partida esta prevista para ocorrer na manhã de segunda-feira (20). Quando retornará para a cidade de Rio Grande.

Fotos: Carlos Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário