segunda-feira, 13 de maio de 2013

Navio-tanque “Forte de Copacabana” recebe carga do “Gas Puffer”.



O navio-tanque “Forte de Copacabana” pertencente a Empresa de Navegação Elcano, veio do porto de Aratu, na Bahia com um carregamento de 1.500 toneladas de “C6” e “C8”, para ser descarregado junto ao terminal da empresa Braskem no porto de Rio Grande. O “C6” e “C8” são dois produtos utilizados na produção de biodiesel.  E se caracterizam por possuíres 6 e 8 moléculas de carbono, respectivamente, em sua cadeia molecular.

A atracação do “Forte de Copacabana” ocorreu às 13:40 da tarde de domingo (12). Sendo que o navio em si, já havia chegado no meio da tarde de sexta-feira (10) ao porto de Rio Grande. Onde ficou fundeado na área “Golfo II” a espera do momento apropriado para atracar.

Concomitantemente a isto, também chegou e atracou no terminal da empresa Braskem, de Rio Grande, o navio-tanque “Gas Puffer”, vindo diretamente do terminal Santa Clara, pertencente ao Polo Petroquímico de Triunfo. Em seus tanques, o “Gas Puffer” estava transportando cerca de 1.400 toneladas de butadieno. Sua atracação ocorreu às 15:55 da tarde de domingo (12). Quando se iniciou uma operação de transferência de 800 toneladas de butadieno diretamente para o “Forte de Copacabana”.  Sendo que o restante da carga ficará armazenado nos tanques que a empresa Braskem possui no terminal. Para posterior embarque em outro navio.

A agilidade na operação garantiu um melhor aproveitamento de ambos os navios. Que assim contribuem para o perfeito escoamento de nossa produção petroquímica. E o recebimento de compostos para a produção de biodiesel em nosso estado. Melhorando nossa qualidade de vida, gerando empregos e riquezas.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário