quarta-feira, 15 de maio de 2013

Casco do ex-navio paraguaio General Bernardino Caballero é retirado de Porto Alegre.





Na manhã desta quarta-feira (15) foi retirado em definitivo o casco do ex-navio paraguaio “General Bernardino Caballero”, que se encontrava amarrado ao cais do porto de Porto Alegre, por mais de 15 anos. A embarcação que por algum tempo realizou a navegação entre o porto de Porto Alegre e os portos do Uruguai e da Argentina, havia sido retida pela Marinha do Brasil. Após não ter sido aprovada em vistoria de rotina realizada pelo port state control. Naquela época diversas pequenas obras foram apontadas como necessárias de serem realizadas, para que a embarcação pudesse ser liberada. E como a empresa proprietária do navio não as realizou, a embarcação acabou sendo abandonada por seus tripulantes, ficando sob responsabilidade do Estado, cuja autarquia administra o Porto Organizado de Porto Alegre. Neste período, inexplicavelmente, o navio foi saqueado e depredado. Agravando ainda mais sua situação, depreciando seu valor e agregando risco real à navegação e ao meio ambiente. Frequentes foram as intervenções no sentido de melhor amarrar a embarcação junto ao cais. Para evitar que a mesma se desprendesse. E em dois momentos distintos foi necessária uma intervenção mais apurada para retirar do navio combustível que havia vazado de seus tanques e motores para seu interior. A primeira destas operações ocorreu em 2001. Naquela época, Marinha do Brasil, FEPAM e Petrobras atuaram em conjunto no sentido de retirar todo o óleo do navio. E de drenar sua casa de máquinas que se encontrava parcialmente alagada. A segunda operação teve início após sua venda em leilão. E visava das novamente condições de flutuabilidade ao navio. Possibilitando desta forma sua remoção com segurança.

A retirada do casco da embarcação, que agora se concretiza, só foi possível graças ao processo de doação do navio para o governo do Estado. Ocorrido no ano de 2011, (durante nossa administração), que acabou possibilitando sua venda em leilão no início de 2012. De lá para cá, diversas intervenções foram realizadas no sentido de aliviar seu peso. Possibilitando desta forma sua remoção do atual local em que se encontrava com mais segurança.

As fotos que aqui são vinculadas mostram parte do fim desta longa história. Iniciada no sonho de um MERCOSUL forte. Integrando os países do cone sul numa união comercial. Que buscava torná-los mais fortes e capazes de melhor negociar com os grandes blocos econômicos. O casco do navio que parte se parece muito ao MERCOSUL. Do um projeto político ambicioso pouco resta em sua imagem. E sinaliza a necessidade de repensarmos nosso modo de ser e agir. Se quisermos realmente crescer e nos tornarmos fortes no mundo.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário