terça-feira, 14 de maio de 2013

“Grouse Arrow” chega ao Estado para embarcar nossa produção de celulose.


O navio mercante “Grouse Arrow” que mede 185,20 metros de comprimento e possui 30 metros de largura, atracou no Porto Novo de Rio Grande no final da manhã de sexta-feira (10). Sua chegada deveu-se a dois motivos. O primeiro desembarcar um carregamento de 5.053,82 toneladas de bobinas de papel jornal. E o segundo embarcar em seus porões parte de nossa produção de celulose, produzidas pela CPMC Celulose Rio-grandense, do município de Guaíba.


Com relação ao primeiro motivo da viagem do “Grouse Arrow”, o desembarque da carga não é motivo de grande alegria. Já que navios deste tipo costumavam vir até o porto de Porto Alegre para desembarcar sua carga. E este tipo de operação deixou de ocorrer há algum tempo. Sendo que nos dias de hoje as bobinas de papel jornal são carregadas por via terrestre por nossas estradas. Acarreta num aumento no fluxo de veículos de carga pesada desnecessário. Que em nada reduz o custo de nosso transporte e que afeta o custo final dos jornais vendidos à população. Fato que atinge de forma indireta o próprio estímulo à leitura, num país em que se lê tão pouco.

Louvável é o fato da celulose produzida na unidade industrial de Guaíba ser transportada por barcaças até o seu local de embarque. Retirando desta forma os veículos de carga pesadas de nossas estradas. Reduzindo os custos de nossa produção e tornando nossa indústria mais competitiva.

Fica aqui a esperança, de que num futuro muito próximo, as próprias barcaças que hoje transportam a celulose, também possam transportar as bobinas de papel. Dando, desta forma uma maior racionalidade no transporte deste produto. E servindo de modelo para outros setores de nossa indústria e do comércio.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário