segunda-feira, 6 de maio de 2013

Navio mercante “Isolda” atraca com carga de fertilizantes.



Atracou na manhã de quarta-feira 1º. de Maio, dia do Trabalho, o navio mercante “Isolda”. Que iniciou sua viagem para o Brasil no dia 18 de março, quando partiu do porto de Riga, na Letônia.  No Brasil há registros de escalas junto aos portos Vitória, no Espírito Santo; e de Antonia, no Paraná. Sua última escala para descarga será no porto de Porto Alegre. Aonde o “Isolda” chega com aproximadamente 3.200 toneladas de uréia. O que é um volume muito pequeno. Inferior inclusive a capacidade de muitas das barcaças graneleiras que aqui operam.

O “Isolda” foi construído no ano de 1999, pelo estaleiro japonês Mitsui Ichihara Engineering & Shipbuilding, da cidade de ichibara. Possui 199,90 metros de comprimento e 23,60 metros de largura. Pertence a empresa polonesa Polsteam, com sede na cidade de Szczecin, e esta registrado no porto de Limassol, da ilha de Chipre. É a obra de número 1.467 que este estaleiro construiu. Demonstrando o vigor da indústria naval japonesa. Que busca clientes em todo o mundo e os conquista pela qualidade e rapidez do serviço. Este fato deveria servir de exemplo para o Brasil. Que esta tentando reerguer sua indústria de construção e reparo naval. Mas que inicialmente possui como principal, para não dizer único cliente, a Petrobras. Retornando ao “Isolda”, sua propulsão esta a cargo do motor de 5 cilindros 5S50MC-C, fabricado pelo próprio estaleiro para o navio. Garantindo com isto uma potência de 9.150 hp, que faz com que o navio desenvolva velocidade de serviço de 14,3 nós. Para as operações de descarga o navio possui três (03) guindastes, cuja capacidade de içamento chega a 30 toneladas cada. Com isto ele obtém a autonomia para operar inclusive em portos sem o serviço de guindastes.

Fotos: Carlos Oliveira

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