quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Petrobras envia produção pela hidrovia.

A Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP de propriedade da PETROBRAS envia continuamente parte de sua produção para o porto de Rio Grande. Isto ocorre por meio das barcaças da Navegação Guarita. Com a qual a estatal possui um contrato. E tem como base de apoio operacional o Terminal Niterói que fica as margens do rio Gravataí; e o terminal petrolífero existente em Rio Grande.

Na fotografia aqui vinculada é possível de se ver a barcaça-tanque “Guaratan” navegando rumo a Rio Grande. Isto ocorreu ás 11:52 da manhã de sábado (04/JUL). A chegada da barcaça ao seu destino foi registrada pelo Porto de Rio Grande como tendo ocorrido às 11:45 da manhã de domingo (05/JUL). Infelizmente não foi possível identificar a carga e o volume transportados. Mas, via de regra, o produto transportado é óleo combustível leve ou combustível para navio. Ao fazer referência disso. Quero mostrar que há muito mais produtos e mercadorias sendo transportados pela nossa hidrovia, do que esta sendo mostrado aqui. E isto se deve ao fato de nem todos os dados das viagens serem divulgados de forma clara, para que nós possamos aqui vinculá-los. Mas para o objetivo aqui proposto, de valorizar a importância da hidrovia. Os dados que dispomos nos bastam. Eles são muito mais do que se pode encontrar agrupados em qualquer outra fonte. E é isto o que vale.

Valorizar a navegação, a atividade portuária é o primeiro passo para que possamos construir um futuro melhor. Com custos mais baixos e maior poder de atração de investimentos. E é por isto que eu trabalho. Pois sei da importância disso na construção de um Rio Grande do Sul melhor para nós e nossos filhos.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário