domingo, 30 de agosto de 2015

Navio mercante “Lake Dynasty” parte vazio de Porto Alegre.

Eram 08:45 da manhã de domingo (12/JUL) quando o navio mercante “Lake Dynasty”, de bandeira panamenha iniciou o trabalho de desatracação do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. O navio que aqui chegou carregado com cerca de 9.000 toneladas de cloreto de potássio, partia sem nada levar em seus porões. Mostrando o quanto nós somos despreparados para atrair navios que para serem carregados com parte de nossa produção agrícola.

Este fato, além de representar uma oportunidade de negócios. Obriga ao produtor a ter de enviar a sua produção para o porto de Rio grande. Arcando com um custo maior de transporte. O que afeta a sua lucratividade e compromete a qualidade de nossas estradas. Que não suportam tanto tráfego pesado.  Que por isto acabam tendo a sua vida útil reduzida.

Mudar esta situação seria no mínimo uma atitude inteligente. Pois ao embarcar parte da nossa produção aqui estaríamos retirando veículos de cargas das estradas. No entanto como não possuímos mentalidade marítima. Não valorizamos esta oportunidade. E acabamos pagando pelo preço desta ignorância, com custo maior de frete e estradas em pior estado de conservação.

Pensar sobre isto é pensar sobro o nosso futuro. E é isto o que eu proponho ao leitor.

Muito obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário