A carga de butadieno que o navio-tanque “Celanova” levou de Triunfo para Rio Grande, começou a ser transferida para outro navio-tanque. Esta operação esta sendo realizada no píer petrolífero operado pela empresa Braskem. Em terminal devidamente apropriado para realizar este tipo de operação no Super Porto de Rio Grande.A operação iniciou com a atracação do navio-tanque “Queen Catalina” às 17:40 da tarde de sexta-feira (26/JUN). Concluída esta fase, foi a vez o navio-tanque “Celanova” também atracar no terminal, fato que ocorreu às 19:30. A partir daí, as equipes de terra do terminal e de bordo de cada uma das embarcações iniciaram os procedimentos de conexão para a transferência da carga de butadieno de um navio para o outro.
Este procedimento é comum de ocorrer neste terminal. E muitas vezes é empregado até por navios que aqui estiveram operando. Mas, ao saírem não o fizeram com a carga total de que iriam ter de transportar. Pelo fato de se assim o fizessem não teriam condições de navegar nas nossas águas interiores devido a limitação da profundidade (calado) em 5,18 metros. Por este motivo os navios muitas vezes vêm a Triunfo, carregam o que podem carregar. E em uma segunda manobra, recebem o restante da carga em Rio Grande. Saindo com carga máxima deste porto, cujo calado de operação é maior.Constatar isto serve para mostrar a versatilidade da navegação, e os limites dos atuais parâmetros. Assim vemos o quanto é importante valorizarmos a navegação. Fato que também se dá por meio de melhorias e novos investimentos na sua qualificação. Melhorara a nossa infraestrutura atual representa melhorar a nossa eficiência, reduzir custos, e aumentar a nossa competitividade. É por isto que eu faço questão de abordar o assunto. Pois sei da sua importância e de quanto este tema necessita de ser visualizado e conhecido pelo povo de nosso estado.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário