segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Nota sobre a área de fundeio.

Há algum tempo venho escrevendo aqui matérias sobre a navegação, especialmente na região de Porto Alegre. Nelas sempre que me referi a área de fundeio BRAVO  a identifiquei como sendo aquele espaço em frente ao cais Mauá, entre o Portão Central do porto e a usina do Gasômetro. Este espaço esta devidamente identificado por boias, e é a área de fundeio oficialmente reconhecida pela Marinha do Brasil como tal. Ocorre que neste momento o espaço próximo a usina do gasômetro, mas que não esta devidamente identificado com área de fundeio esta sendo utilizado para este fim. Este local delimitado entre a usina e o início do canal do Cristal possui profundidade natural igual ou superior a 5,18 metros e sua largura também é muito maior do que a dos 80 metros existentes na área de canal. No entanto, embora o espaço permita o fundeio de alguns tipos de navios com plena segurança. Ele não é classificado com área de fundeio do porto de Porto Alegre.

O uso deste espaço para esta finalidade, não possui um entendimento consolidado. A justificativa fornecida para isto é a de que o navio ao chegar no porto não pode atracar. E como a área BRAVO já se encontrava com outro navio fundeado. A alternativa foi utilizar este espaço cujas características naturais garantem a segurança para o navio e para a livre navegação.

Feito este comentário. Creio ter esclarecido as dúvidas de alguns leitores sobre a verdadeira localização e abrangência da área de fundeio do porto de Porto Alegre.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário