domingo, 30 de agosto de 2015

PARA PENSAR E REFLETIR

“BBC SWITZERLAND” parte após descarregar peças de guindastes.


O navio mercante “BBC Switzerland” que é registrado no porto da cidade de Leer, e ostenta a bandeira alemã, partiu do cais Navegantes às 11:20 da manhã de sábado (11/JUL). Após ter concluído a descarga das peças e partes de guindastes que vão ser montados em área do porto de Porto Alegre. Numa operação que contou com o trabalho de coordenação do escritório local da Agência Marítima Orion. Que possui largo conhecimento e experiência nas operações que envolvem embarque e desembarque de cargas especiais. Na supervisão esteve presente o representante local da BBC Charteling, Sr. Carlos Cabral. O que indica que o porto de Porto Alegre possui potencial para movimentar muito mais cargas do que a sua realidade nos mostra. É por isto que a atividade portuária é importante. E é por isto que eu tenho sistematicamente divulgado sua importância aqui.

Não podemos nos contentar em ter no porto de Porto Alegre apenas um local para desembarque de cargas a granel. Notadamente compostas por descarga de fertilizante. E com isto deixar de atender a todas as demais demandas do setor produtivo gaúcho. Que quer e que precisa de um porto ativo e dinâmico. Que possa embarcar e desembarcar outras cargas. Reduzindo custos, aumentando os lucros de quem produz riqueza e gera emprego. O porto de Porto Alegre por mais que faça é um porto ineficiente. Com custo operacional muito maior do que a sua arrecadação. Isto indica que nós não sabemos tocá-lo como negócio. E se isto é verdade. O melhor que podemos fazer é devolvê-lo para a União. E deixar que ela o toque ou ache empresários que possuam competência e vontade para assim o fazê-lo. O Estado ganharia muito com isto. Pois além de deixar de assumir o prejuízo pela sua manutenção. Colheria os frutos que uma nova e boa administração poderia gerar.

Pensar a questão portuária é pensar o nosso futuro como estado competitivo e dinâmico.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

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