sexta-feira, 28 de agosto de 2015

“BBC Switzerland” chega com peças para guindaste.

O navio mercante “BBC Switzerland” de propriedade da empresa alemã BBC Charteling chegou a Porto Alegre na manhã de quinta-feira (09/JUL). Eram 10 horas da manhã quando ele foi visto navegando nas águas do Guaíba, já no canal do Cristal. Sendo que sua atracação junto ao cais navegantes do porto de Porto Alegre foi concluída ás 11:20, em área do antigo terminal de contêineres. Que fica ao lado dos silos da Companhia estadual de Silos e Armazéns – CESA. E que não é coberta pelo sistema de segurança internacional ISPS-Code.


A carga que o “BBC Switzerland” trouxe é composta de 10 contêineres do tipo HC40. Que juntos pesam 136,432 toneladas além de peças para a construção de guindastes e que juntas pesam 459,173 toneladas. Este material é destinado à empresa Kock-Palfinger, uma joint venture formada entre a brasileira Kock e a austríaca Palfinger. Que visa construir guindastes para serem empregados nas plataformas que estão sendo construídas para a Petrobras. E que ocupam área de pátio e parte do armazém D4 do porto de Porto Alegre, para realizar a sua montagem.

O “BBC Switzerland” faz parte de uma classe de 10 navios iguais construídos para a BBC Charteling. Dos quais alguns já estiveram operando aqui em Porto Alegre. Este é o caso do “BBC Asia”, do “BBC Germany”, do “BBC Europa” e do “BBC Scandinavia”. Seu comprimento é de 119,75 metros e a largura máxima é de 20,20 metros. Possui dois porões de carga. Sendo que o maior mede 52 metros de comprimento por 16,11 metros de largura. E seus dois guindastes podem erguer até 250 toneladas cada um. Sendo que quando operam em conjunto sua capacidade de içamento total chega a 500 toneladas. A propulsão esta a cargo de um motor Cartepillar-MAK de sete cilindros, modelo 7M43C. Cuja potência chega a 8.565 HP e pode levar o navio à velocidade de 16 nós. Ele foi construído no ano de 2008, pelo estaleiro chinês Xingang Shipbuilding Heavy Industry, da cidade de Tianjin.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário