sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PARA PENSAR E REFLETIR

“Germano Becker” transporta celulose.

A fotografia aqui vinculada é um fragrante do momento em que a barcaça graneleira “Germano Becker” chegava a Porto Alegre vinda de viagem realizada a Rio Grande. Eram 11:09 da manhã de terça-feira (07/JUL) e o destino da barcaça era o cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. Lá era iria ser abastecida com combustível, comida e trocar parte de sua tripulação. Numa manobra realizada de forma rápida. Pois logo em seguida ela teria de navegar até o terminal de uso privado (TUP) da Celulose Riograndense. Que fica na cidade de Guaíba.

E assim foi feito. A barcaça abasteceu, partiu para o terminal e foi carregada com cerca de 3.617 toneladas de celulose. Concluída esta fase, ela partiu novamente para o porto de Rio Grande. Onde veio a atracar às 18:05 da noite de quinta-feira (09/JUL) junto ao cais do Porto Novo.

Como podemos ver, a nossa navegação interior trabalha de forma muito intensa para poder atender a demanda do setor produtivo. Por um lado isto é bom; mas por outro é preocupante. Já que a navegação por muitos anos não teve nenhum incentivo. E isto a limitou não só em número de embarcações como de tripulantes devidamente habilitados para exercer as atividades do setor. E é neste momento que eu repito a ideia de que temos de ter uma política séria para o setor portuário e da navegação. Pois somente assim elas vão poder se desenvolver de forma equilibrada. Garantindo aquilo que o estado mais necessita que é uma opção logística capaz de satisfazer as suas necessidades.

Muito obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário