segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Navio mercante “Nord Maru” chega a Porto Alegre.

Eram 10:56 da manhã de terça-feira (30/JUN) quando o navio mercante “Nord Maru” foi visto navegando pelo canal do Cristal, já em Porto Alegre. Seu destino era o cais Navegantes, do porto da capital do nosso estado. Para que ele pudesse ali descarregar sua carga. Cujo volume era de cerca de 10.000 toneladas de fertilizante. Que foi especificado com sendo NP1144.

Antes de chegar a Porto Alegre o “Nord Maru” realizou uma escala no porto catarinense de São Francisco do Sul. Quando ele lá chegou a 01:15 da madrugada de segunda-feira (22/JUN). Para descarregar cerca de 25.000 toneladas de fertilizante

O navio possui 189,99 metros de comprimento e sua largura máxima chega a 32,25 metros. Foi construído no ano de 2006, pelo estaleiro Oshima Shipbuilding Co Ltd, da cidade japonesa de Saikai. É a obra de número 10.366 deste estaleiro. E é um dos mais de 200 navios que compõe a frota da empresa dinamarquesa Norden. Fundada no ano de 1871 e considerada uma mais maiores empresas do setor no mundo.

Na fotografia aqui vinculada é possível de se ver e comparar o volume e o tamanho de um navio e de um caminhão. E com isto vermos o potencial de transporte de uma embarcação quando comparada com um caminhão. É por este motivo que os navios são tidos como o principal meio de transporte mundial. Pois sua capacidade de carga é muito grande. E embora aparentem ser muito lentos. O seu raio de ação é muito maior. O que nos leva para uma realidade muito diferente da que estamos acostumados a ver no nosso dia-a-dia.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário