
Aqui em Porto Alegre o navio deverá descarregar cerca de 12.000 toneladas de cloreto de potássio e 1.500 toneladas de sulfato de amônio granulado. Ambos produtos utilizados pela indústria do fertilizante. Que é um dos nossos mais importantes elos econômicos. Já que nossa agricultura possui um papel importantíssimo como produtor de riqueza.
Um ponto importante que gostaria de salientar aqui é com relação ao navio em si. Ele foi construído no curto prazo de seis (06) meses. Sua quilha foi batida em 15 de março de 2014. Seu lançamento à água ocorreu em 14 de julho do mesmo ano. E o mesmo foi finalizado em 12 de setembro de 2014. Tudo isto foi obra do estaleiro Imabari Shipbuilding, da cidade de Imabari. E sua construção não é nada fora do normal. Na verdade é este o tempo médio de construção de um navio pelos estaleiros mais dinâmicos do mundo. E é isto que o nosso governo não aprendeu. Criando uma indústria naval toda ela voltada para atender a um único cliente, a Petrobras. Por este simples motivo a iniciativa já se encontrava com sérios riscos de não vingar. A gota d’água foi a roubalheira generalizada que se atrelou a este processo. E que agora não só paralisou tudo. Como esta por gerar desemprego em massa e um perigoso retrocesso econômico, tecnológico e industrial para o setor. Em nenhum momento, nosso governo incentivou o fortalecimento da nossa marinha mercante. O que prova que lhe falta visão política para um assunto de interesse estratégico nacional.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário