
Construído no estaleiro japonês Shin Kasado Dockyard, da cidade de Kudamatsu. O navio possui 199,90 metros de comprimento e sua largura chega a 32 metros. É enquadrado na categoria dos navios do tipo Supremax. Possuindo cinco porões. Que são atendidos por quatro (04) guindastes. Cuja capacidade de içamento chega a 30 toneladas cada. Com isto o navio possui versatilidade para operar em portos com o de Porto Alegre. Cuja deficiência de guindastes de terra não impede as operações de descarregamento do mesmo.
Sua viagem rumo ao Brasil se iniciou no porto canadense de Vancouver, ainda no mês de abril. E contou com escalas nos portos de Paranaguá, aonde ele chegou e fundeou na quarta-feira (20/MAI). Ficando a espera de autorização para atracar, Fato que só se concretizou às 13:30 da sexta-feira (29/MAI). Depois a próxima escala ocorreu no porto de Rio Grande. Quando o navio atracou no Porto Novo às 12:30 do sábado (06/JUN).

Em todos estes portos o produto descarregado foi sempre o mesmo, ou seja, cloreto de potássio. Sendo que em Paranaguá o volume foi de 30.998 toneladas; em Rio Grande ele foi de apenas 5.000 toneladas e em Porto Alegre a previsão é de 16.000 toneladas. Concluindo, desta forma, a descarga total do navio. E o abastecimento de várias empresas com este insumo, que é utilizado pela indústria do fertilizante na formulação dos seus mais diversos produtos.
Fotos: Carlos Oliveira
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