sábado, 1 de novembro de 2014

“Trevo Sudeste” transporta cavacos de madeira.

Assim como ocorreu com a barcaça “Trevo Azul” desta vez foi a barcaça graneleira “Trevo Sudeste” a que atracou no terminal marítimo Luiz Fogliatto com mais um carregamento de cavacos de madeira. Ao todo foram 1.200 toneladas do produto trazidos da cidade de Taquari, pelos rios Taquari, Jacuí,  lago Guaíba e lagoa dos Patos. Num trajeto com características bem distintas em cada um dos trechos percorridos.

Com relação a isto. Certamente é o trecho do rio Taquari e do Jacuí os mais críticos. Pois carecem de sinalização náutica. E em alguns pontos somente profissionais experientes podem conduzir a embarcação com plena segurança. Outro fato que é crítico esta relacionado a profundidade dos rios. Que por não ser uniforme e conhecida. Limita o volume de produto que é embarcado nas barcaças. Fazendo com que o serviço contratado não renda tudo o que poderia render a quem o contrata. Isto, em última instância, é um aumento do custo de frete. Pois exige um número maior de viagens para transportar o mesmo volume. E o dano que isto causa é a perda de competitividade e da lucratividade de quem produz. Que por receber menos, também terá menos dinheiro disponível para investir. E com isto movimentar de forma positiva a nossa economia.

A falta de investimentos, e de uma política séria para a navegação é um assunto gravíssimo. E deveria ser tema de todos os nossos governantes. Pois é este o setor que possui o melhor potencial de crescimento, com o menor custo de investimento para o Estado. Gerando como benefício a possibilidade do Estado ter mais recursos para investir naquilo que se faz necessário. E que nos dias de hoje não é feito, exatamente pela escassez de recursos financeiros.

Pensem nisso e vamos juntos lutar pela valorização da navegação comercial em nosso Estado.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário