terça-feira, 11 de novembro de 2014

Navio mercante “Motter” parte vazio de Porto Alegre.

Eram aproximadamente 09 horas da manhã de sexta-feira (03/OUT) quando o navio mercante “Motter” iniciou a sua desatracação do cais Navegantes do porto de Porto Alegre. Com isto o navio de bandeira cipriota partia vazio da capital de nosso estado. Sendo mais um, a nos mostrar o quanto o porto de Porto Alegre é mal explorado comercialmente.



Esta lógica perversa, da qual nós nos encontramos é, sem dúvida, um grande desafio para a inteligência de quem navega pelo mundo. Como explicar para os comandantes dos navios que aqui aportam, que um porto do nosso porte não consegue realizar nenhuma operação de embarque nos navios graneleiros que aqui atracam. Pior, é dizer que isto não é um luxo, um capricho; mas sim a fatal de uma política séria para o setor portuário. Que embora seja tido como indispensável para o comércio exterior. Fica relegado ao abandono. E que quando planejam algum investimento para ele, este investimento não é aproveitado na sua atividade fim. E sim destinado atividades de lazer ou industrial. De difícil implantação, pois tudo o que foi planejado nada se efetivou até agora.

E com isto o tempo passa. Governo após governo. Navio após navio. E o que fica é a certeza de que perdemos tempo, oportunidades e muito dinheiro. Por não sabermos aproveitar o verdadeiro potencial e a verdadeira vocação do porto de Porto Alegre. Um porto fluvial, com capacidade marítima. Bem localizado próximo das regiões produtoras. E que no passado foi a força motriz de nossa economia. Pensem nisso, pois o nosso futuro passa pela reativação do nosso porto.

Muito Obrigado!


Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário