domingo, 2 de novembro de 2014

“Norgas Pan” retorna de Rio Grande.

Retornou do porto de Rio Grande, na manhã de quarta-feira (01/OUT) o navio-tanque “Norgas Pan”. Sua chegada foi registrada às 08:30, quando ele se aproximou de Porto Alegre. Para poder seguir sua viagem até o terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo. E aonde o navio deverá ser novamente carregado, quando atracar no píer I. Que já se encontra programada para recebê-lo.

É interessante observarmos a importância da navegação para o escoamento da produção de nosso polo petroquímico. Os navios que foram fretados são relativamente poucos. Neles há as embarcações da Navegação Guarita, que são barcaças e não navegam em alto-mar. E o conjunto de navios tanque, que podem navegar em alto-mar. O trabalho destas embarcações ocorre de forma ininterrupta no transporte da parte líquida produzida em Triunfo. Escoando para os depósitos da empresa BRASKEM existentes em Rio Grande ou diretamente para o cliente, conforme for o caso. Isto sem contar o fato de alguns navios virem para Triunfo exclusivamente para serem carregados. E que embora prestem serviço para a BRASKEM, não possuem vinculo fixo com o Polo Petroquímico de Triunfo. Sem estes navios, o nosso polo não teria condições de operar. Pois não haveria estrutura de transporte que conseguisse dar conta da demanda, com o mesmo custo que a navegação representa para o empreendimento.

É por este motivo que nós devemos valorizar a navegação. Pois ela consegue fazer o que os demais modais não conseguem fazer. A um custo financeiro muito mais baixo. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário