segunda-feira, 24 de novembro de 2014

“Trevo Leste” transporta cavacos de madeira.

Eram 13 horas de quarta-feira (08/OUT) quando a barcaça graneleira “Trevo Leste” foi vista e fotografada. Em seus porões ela estava transportando 1.500 toneladas de cavacos de madeira. Produzidos pela empresa MITA e embarcados pelo seu terminal de uso privado (TUP) localizado as margens do rio Taquari. E que tem como destino o Terminal Marítimo Luiz Fogliatto do porto de Rio Grande.

POR UMA POLÍTICA EM FAVOR DA HIDROVIA

Esta viagem que inclui o rio Jacuí, o Lago Guaíba e a Lagoa dos Patos demonstra o potencial de nossas águas para o transporte de produtos e mercadorias. Que ao logo do seu trajeto possui várias dificuldades de ser realizada. Que variam de falhas há inexistência de sinalização náutica, além de assoreamento. Por este motivo ela deveria receber mais atenção de nossos governantes. Que infelizmente só lhe dispensam palavras e não gestos concretos no sentido de melhorar a sua qualidade.

APÓS QUARTO ANOS NADA DE NOVO

Digo isto pensando que foi no governo Yeda Crusius que o Estado comprou mais de uma centena de boias para fazer o balizamento do rio Jacuí. E este serviço não foi feito até os dias de hoje. Ou seja, durante toda a administração do governador Tarso Genro, nada de novo foi realizado no sentido de melhorar e qualificar a navegação pelas águas do Jacuí. Apenas se trocou as antigas boias existentes de ferro pelas novas de plástico. Trocando SEIS por MEIA DÚZIA. O que demonstra que não existe uma política séria que busque a melhoria da navegação em nosso Estado. Pois se assim fosse, no mínimo, alguma coisa teria sido feita nos quarto anos da atual gestão do governador Tarso Genro.

SEM PERSPECTIVAS DE MUDANÇA

O ruim disso tudo é que não há perspectiva de mudança para o futuro próximo. Pois quem deveria cuidar do assunto, ou seja, a Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH não possui quadros técnicos nem instrumentos para tocar, por conta própria, o assunto. Pois se o tivesse já teria feito ao menos um projeto. E é diante desta cultura da paralisação do serviço público que nós vivemos. Por um lado escutando pedidos justos de quem produz ou quer produzir. E depende da hidrovia para obter um transporte mais barato e eficiente. Do outro lado um governo distante da realidade. Que vive discursando e fazendo planos em sua mente. Sem ao menos se dar ao trabalho de se sentar para trabalhar efetivamente.

É por este motivo que eu vivo dizendo que é preciso mudar. Pois como esta não pode ficar.  Ou por algum acaso o leitor possui alguma dúvida sobre isto? Pensem nisso e me ajudem a dar visibilidade para o assunto. Isto é do interesse de todos nos. E nós não vamos e nem podemos desistir do Brasil.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário