domingo, 2 de novembro de 2014

Navio mercante “Eva” retorna a Porto Alegre.

O navio mercante “Eva” de bandeira maltesa retornou a Porto Alegre na manhã de céu nublado de sábado (27/SET). Eram 09 horas quando o navio foi visto entrando no canal do Cristal. A chegada do navio estava programada para ocorrer na sexta-feira (26/SET). Tendo em vista que ele partiu do Porto Novo de Rio Grande às 09:30 de quinta-feira (25/SET). Após uma longa permanência na área do porto de Rio Grande. Já que sua chegada ocorreu às 12:45 da terça-feira (09/SET) quando o navio fundeou fora da barra.

Sua entrada, para descarga, só veio a se efetivar no domingo (21/SET) quando o navio atracou a 01:01 da madrugada no terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini. Nesta ocasião, o calado do navio era de 10,80 metros.  Deste TUP ele partiu para atracar no Porto Novo de Rio Grande às 10:50 da manhã de terça-feira (23/SET). Seu novo calado era de 9,40 metros abaixo do nível da água.

Pelo o que pudemos levantar, o volume descarregado nestes dois locais foi de: 10.900 toneladas de TOP-PHOS P CA; 10.000 toneladas de cloreto de potássio e 4.955 toneladas de super fosfato. Já para Porto Alegre o volume de carga previsto para descarga é de 5.724 tonelada de super fosfato simples e de 4.300 toneladas de super fosfato triplo.

Um fato importante que faço questão de destacar. É que a vinda de navios de longo curso de forma sistemática indicam que há uma rota implementada. Infelizmente ela é apenas para descarga dos navios. E esta sujeita a uma demanda que varia para mais ou para menos, ano após ano, mas que existe. Identificar isto é o primeiro passo para que possamos tirar proveito desta situação. Na qual o maior objetivo é aproveitar a vinda dos navios para neles realizar uma operação de carregamento. Invertendo a lógica atual. E ampliando os benefícios que disto resulta para a nossa economia. É sobre isto o que devemos pensar. E é para isto que eu convido o leitor a refletir.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário