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Sua entrada, para descarga, só veio a se efetivar no domingo (21/SET) quando o navio atracou a 01:01 da madrugada no terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini. Nesta ocasião, o calado do navio era de 10,80 metros. Deste TUP ele partiu para atracar no Porto Novo de Rio Grande às 10:50 da manhã de terça-feira (23/SET). Seu novo calado era de 9,40 metros abaixo do nível da água.
Pelo o que pudemos levantar, o volume descarregado nestes dois locais foi de: 10.900 toneladas de TOP-PHOS P CA; 10.000 toneladas de cloreto de potássio e 4.955 toneladas de super fosfato. Já para Porto Alegre o volume de carga previsto para descarga é de 5.724 tonelada de super fosfato simples e de 4.300 toneladas de super fosfato triplo.
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Um fato importante que faço questão de destacar. É que a vinda de navios de longo curso de forma sistemática indicam que há uma rota implementada. Infelizmente ela é apenas para descarga dos navios. E esta sujeita a uma demanda que varia para mais ou para menos, ano após ano, mas que existe. Identificar isto é o primeiro passo para que possamos tirar proveito desta situação. Na qual o maior objetivo é aproveitar a vinda dos navios para neles realizar uma operação de carregamento. Invertendo a lógica atual. E ampliando os benefícios que disto resulta para a nossa economia. É sobre isto o que devemos pensar. E é para isto que eu convido o leitor a refletir.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Fotos: Carlos Oliveira
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