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Mas mesmo assim, este cruzamento exigiu alguns cuidados adicionais. Os dois navios se cruzaram bem próximos um do outro. E este fato se deve a necessidade deles não se desviar muito do eixo de acesso do canal seguinte. A onde ambos têm de estar em condições de entrar fazendo uma curva. Se assim não for. Os navios que possuem comprimento superior a duas vezes a largura dos canais correm o risco de não vencer a curva e saírem do mesmo. Encalhando e comprometendo a navegabilidade do canal.
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O SERVIÇO DE PRATICAGEM
Toda esta manobra foi concebida, coordenada e executada pelos práticos da Lagoa dos Patos. Que são os responsável pela condução dos navios carregados com material inflamável ou de grande porte que vêm de Rio Grande para os portos de Pelotas, Porto Alegre, além do terminal de gás de Canoas ou do Polo Petroquímico de Triunfo. Sem eles esta manobra teria o seu risco aumentado. E a atividade da navegação seria mais cara. Pois com riscos maiores os fretes também ficam mais caros. E nenhum proprietário de navio de longo curso põe o seu patrimônio em uma área de risco;
É por isto que fiz desta manobra um texto especial. Não citando o fato em nenhum dos dois textos anteriores. Pois queria chamar a atenção do leitor para a importância de termos uma navegação segura. E isto passa por um serviço de praticagem competente, por canais mais largos e profundos. Além de um balizamento claro e preciso. Sem isto a segurança fica prejudicada. E quem acaba perdendo é a sociedade gaúcha.
Pensem nisso!
Vanderlan Vasconselos
Fotos: Carlos Oliveira
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