terça-feira, 11 de novembro de 2014

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR.

Na manhã de sexta-feira (03/OUT) foi possível fazer um registro especial. Nela foi fotografado o cruzamento dos navios mercantes “Motter” que estava de partida e “Sea Honest” que estava chegando. Como nós já afirmamos anteriormente. Os nossos canais artificiais, com 80 metros de largura, são estreitos para o padrão dos navios de grande porte atuais. Neste dia, uma manobra foi realizada para permitir o cruzamento de ambos os navios com plena segurança.
 
Inicialmente o navio mercante “Sea Honest” que estava chegando. Ao sair do canal das Pedras Brancas reduziu a sua velocidade. Em contrapartida, o navio mercante “Motter” continuou a navegar no intuito de sair do canal do Cristal e também chegar à área de canal natural. Que se caracteriza por possuir profundidade igual ou superior a dos canais artificiais e largura superior a de 80 metros. Foi neste espaço, próximo ao antigo Estaleiro Só e que se estende até o clube Veleiros do Sul. Que os dois navios se cruzaram.

Mas mesmo assim, este cruzamento exigiu alguns cuidados adicionais. Os dois navios se cruzaram bem próximos um do outro. E este fato se deve a necessidade deles não se desviar muito do eixo de acesso do canal seguinte. A onde ambos têm de estar em condições de entrar fazendo uma curva. Se assim não for. Os navios que possuem comprimento superior a duas vezes a largura dos canais correm o risco de não vencer a curva e saírem do mesmo. Encalhando e comprometendo a navegabilidade do canal.

Neste caso foi possível acompanhar a olhos nus. Os ajustes de rumo que o navio mercante “Sea Honest” teve de fazer para buscar um alinhamento. Seguido de pequenas correções de rumo. E da outra parte, foi possível visualizar que logo após os navios se cruzarem. O “Motter” deu uma pequena guinada em direção a margem esquerda do rio. No intuito de buscar abrir o seu ângulo de curvatura para poder entrar no canal das Pedras Brancas. Que exige uma curva no sentido oposto ao da manobra.

O SERVIÇO DE PRATICAGEM

Toda esta manobra foi concebida, coordenada e executada pelos práticos da Lagoa dos Patos. Que são os responsável pela condução dos navios carregados com material inflamável ou de grande porte que vêm de Rio Grande para os portos de Pelotas, Porto Alegre, além do terminal de gás de Canoas ou do Polo Petroquímico de Triunfo. Sem eles esta manobra teria o seu risco aumentado. E a atividade da navegação seria mais cara. Pois com riscos maiores os fretes também ficam mais caros. E nenhum proprietário de navio de longo curso põe o seu patrimônio em uma área de risco;

É por isto que fiz desta manobra um texto especial. Não citando o fato em nenhum dos dois textos anteriores. Pois queria chamar a atenção do leitor para a importância de termos uma navegação segura. E isto passa por um serviço de praticagem competente, por canais mais largos e profundos. Além de um balizamento claro e preciso. Sem isto a segurança fica prejudicada. E quem acaba perdendo é a sociedade gaúcha.

Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

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