domingo, 2 de novembro de 2014

Navio mercante “Santa Barbara” chega a Porto Alegre.

Normalmente quando a mais de um tipo de navio para chegar a Porto Alegre, são os navios-tanque os primeiros que chegam. Isto se deve por ser menores, mais rápidos e por virem mais vezes. O que dá ao prático que os conduz uma familiaridade maior com os navios e seus tripulantes. No entanto esta lógica se alterou na manhã de quarta-feira (01/OUT).

O primeiro navio que chegou neste dia foi o “Santa Barbara”. Um graneleiro de 199,98 metros de comprimento e que possui 32,24 metros de largura. Ele trouxe um carregamento estimado em 12.000 toneladas de cloreto de potássio. E sua atracação foi concluída às 09:30 daquela manhã.

Antes de chegar a capital de nosso estado, o “Santa Barbara” havia descarregado em rio grande. Mais especificadamente no terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil Fertilizantes. Aonde havia atracado às 21 horas da noite de sexta-feira (26/SET). Após ter ficado esperando a liberação deste terminal desde às 08:30 da manhã de quinta-feira (18/SET). Quando chegou a Rio Grande e teve de fundear fora da barra.

CUSTO BRASIL E INFRAESTRUTURA

Estes oito dias que o navio teve de ficar parado fazem parte do tão mal falado CUSTO BRASIL. Um fator que encarece toda a nossa operação logística. No qual nós pagamos para o navio ficar parado sem poder operar. O custo desta conta é enorme. E o Brasil a paga em dólares. E é por isto que nós temos de investir em infraestrutura. Para que possamos ser mais eficientes e deixar de ter este custo. Infelizmente o nosso atual governo prefere investir em infraestrutura em outros países. Melhorando o desempenho destes, ao invés de investir no próprio país. Esta distorção da prioridade comprova o quanto o governo não sabe governar. E o porquê mudar é preciso. Pois como esta não pode ficar.

Pensem nisso para que junto nós possamos mudar o Brasil.

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

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