terça-feira, 25 de novembro de 2014

Navio mercante “Callio” é carregado com trigo em Rio Grande.

Até parece ironia do destino. Mas na verdade esta  é a prova de como é ruim a falta de uma política no nosso estado para a administração de nossos portos.

Estou me referindo ao fato do navio mercante “Callio” que aqui esteve atracado por 52 dias junto aos silos da Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA, sem nada carregar. Ter chegado ao porto de rio Grande e lá ido atracar no terminal marítimo Luiz Folgiatto para ser carregado com 25.000 toneladas de trigo. Vale a pena recordar que o “Callio” ao chegar em Porto Alegre trouxe em seus porões um carregamento estimado em 8.000 toneladas de sal. logo é de se pensar que ele poderia também ter saído com, no mínimo, igual peso de carga de Porto Alegre. Se isto tivesse ocorrido o porto teria movimentado 16.000 toneladas em sua operação com este navio. Um marco significativo a ser comemorado, levando-se em conta a atual realidade. Também teria garantido o trabalho aos trabalhadores avulsos ligados ao Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, elevando seus ganhos. Mas infelizmente o que nós percebemos é que não há nenhuma política para o nosso setor portuário. E isto se reflete na perda de oportunidades. No empobrecimento da classe trabalhadora. Na perda de ritmo e da dinâmica de nossa economia. O que é muito ruim para todos nós. Pois trabalhadores com menos dinheiro gastão menos no comércio. Um estado com arrecadação menor, consome mais os seus recursos para se manter funcionando. E isto cria um círculo vicioso prejudicial aos interesses da sociedade. E para isto só existe uma forma de atuar. É investir na educação, na qualificação humana e material do estado. Para que ele possa estar melhor preparado para enfrentar os desafios que lhe são apresentados no dia-a-dia.

Um estado com maus gestores é um estado não só despreparado, mas fadado ao retrocesso. E é por este motivo que nós devemos sempre escolher os melhores políticos para nos governar. Pois quem tomará as decisões por nós serão eles. Pensem nisso, pois este ano é de eleição. E o que esta em jogo é o nosso futuro.

Muito Obrigado.

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário