segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Navio mercante “Hera” atraca no porto de Porto Alegre.

Na manhã com nebulosidade de quarta-feira (08/OUT) o segundo navio que chegou a região de Porto Alegre foi o “Hera”. Este fato ocorreu por volta das 09 horas, quando o navio foi avistado navegando em direção ao canal do Cristal. Registrado junto ao porto de Majuro, e ostentando a bandeira das Ilhas Marshall. O “Hera” possui 174,7 metros de comprimento e 27,03 metros de largura. Veio com um carregamento de cevada, cujo volume total é estimado em 9.750 toneladas.



Sua atracação no cais Navegantes foi registrada como tendo ocorrido as 10:40. E segundo consta o navio veio do porto uruguaio de Nueva Palmira aonde esteve operando entre os dias 29/SET e 04/OUT. Sendo que seu próximo destino será o porto de San Lorenzo, na Argentina.

 Vinda de navios mercantes com carga de cevada, demonstra que o porto de Porto Alegre pode operar outro tido de carga que não somente fertilizante ou sal marinho.  Este fato era comum no passado e se perdeu com o passar dos anos. Principalmente pelo fato do porto não ter acompanhado a evolução dos navios e dos tipos de operação por eles realizados ou solicitados. Esta falta de investimento acabou por torná-lo ineficiente. E aos poucos o porto foi perdendo cargas, navios vagas de trabalho e sua própria capacidade de pagar os seus custos. O resultado é o que nós temos nos dias de hoje. Um porto deficitário, que por mais que movimente. Não consegue atingir a riqueza da variedade de cargas que já movimentou; nem o mesmo volume. E é isto que tem de ser revertido. Por que o porto é muito importante para garantir a nossa competitividade econômica. E disso nós não podemos abrir mão. Sob o risco de estarmos comprometendo o nosso futuro como estado produtor  não só de produtos agrícolas, mas industrializados também.

Pensem nisso e me ajudem a difundir esta causa.

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário